Educação turno integral
Bento Gonçalves não terá escolas com Ensino Médio em turno integral em 2023
Duas instituições de ensino foram consultadas, no entanto, por impedimento técnico, não terão condições de comportar o turno integral.
17/01/2023 13h14 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

O Ensino Médio de turno integral, projeto prioritário do governo estadual, será implementado em mais 67 escolas da rede estadual em 2023. Duas instituições de ensino de Bento Gonçalves foram consultadas para a implementação, no entanto, por empecilhos técnicos, sobretudo de estrutura, não terão como comportar o turno integral. Apesar disso, novas escolas do município poderão, no futuro, serem consultadas para adotar os dois turnos.

De acordo com o Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Alexandre Misturini, o Colégio Estadual Dona Isabel e o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles foram consultados pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). “Não tem espaço físico, pois precisavam ter ginásio coberto, espaço para refeitório. Para receberem o Ensino Médio de turno integral, muitas escolas terão que realizar reformas e adaptações. O Cecília está lotado, de manhã e tarde, o que também é um impedimento. Fica difícil a implantação nesse momento”, explica.

Em Garibaldi, o Instituto Estadual de Educação Irmã Teofania foi consultado, assim como a comunidade escolar, a qual recusou o turno integral no Ensino Médio. “Houve uma rejeição bem alta, pois o pessoal trabalha. Há muitas oportunidades de emprego na região, portanto a comunidade optou por ter o Ensino Médio tradicional, sem o turno integral”, justifica.

O Coordenador salienta, no entanto, que a 16ª CRE planeja contar com instituições de Ensino Médio em turno integral em 2024, com uma nova “leva” de escolas consultadas para adotar a medida. “Vamos ter sim escolas de turno integral. Esse foi o primeiro momento em que foi lançado o projeto e nossa CRE acabou não tendo nenhuma instituição. Porém, não significa que não vamos ter no futuro”, salienta Alexandre.

Continua após a publicidade

Com a implementação do turno integral no Ensino Médio em mais 67 escolas, o Rio Grande do Sul passará a contar com 111 instituições de ensino com dois turnos. O governador Eduardo Leite pretende expandir o turno integral para 50% das escolas estaduais com Ensino Médio até 2026.

Na Serra Gaúcha, apenas duas escolas contam com Ensino Médio de turno integral, e estão localizadas nos municípios de Canela e Caxias do Sul. Conforme a SEDUC, a implementação de novas instituições com o turno integral só será efetivada com a adesão da comunidade escolar que faz parte da escola que for consultada. 

 

Continua após a publicidade