Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), a campanha “Janeiro Branco” tem como propósito colocar em evidência e democratizar as informações sobre dois temas: a saúde mental e a saúde emocional, além de combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais, que geram impactos preocupantes em nossa sociedade. A importância do debate em torno do tema é real, como mostram os dados de pesquisas realizadas em todo o mundo.
A campanha busca conscientizar toda a população para que seja possível eliminar tabus e paradigmas sobre o tema, que podem acabar comprometendo diagnósticos e tratamentos.
O ritmo de vida das pessoas está cada vez mais acelerado. São diversos acontecimentos, atividades, preocupações, obrigações e responsabilidades, que acabam afetando não só o corpo, mas também a mente.
Seja no convívio social ou no ambiente de trabalho, cuidar da saúde mental faz toda a diferença para a qualidade de vida. Por isso, o Janeiro Branco é uma campanha tão importante, que deve impactar toda a sociedade.
Cada um tem o seu papel para auxiliar a promoção da saúde mental. Para as empresas, é essencial uma atuação de forma ativa para incentivar o debate e a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental; assim como para as autoridades, que devem criar políticas para incentivar os cuidados com a saúde mental, mas este é um aspecto que ainda precisa evoluir.
A diferença entre doenças e transtornos mentais
Para compreender a importância do Janeiro Branco e dos cuidados com a saúde mental também é preciso entender as diferenças entre doença e transtorno, que são termos que tradicionalmente envolvem esta questão. Confira a seguir o que cada um representa!
Doença
Quando falamos em uma doença mental, nos referimos a causas definidas, que seguem uma espécie de padrão dos sintomas e a origem pode ser encontrada ao realizar exames. Um exemplo disso é a Doença de Alzheimer.
Transtorno
Já no caso dos transtornos mentais, o diagnóstico varia muito de pessoa para pessoa. Está relacionado a uma disfunção da atividade cerebral que acaba afetando o humor, raciocínio e comportamento das pessoas. Ansiedade e depressão são exemplos de transtornos mentais.
Seja qual for o caso, compreender os sintomas e ter um diagnóstico médico é essencial para que o paciente tenha o melhor tratamento possível. Como são diferentes situações, o tratamento pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Identificar e tratar de forma adequada cada uma das doenças e transtornos é essencial para a qualidade de vida. A saúde mental está ligada a como as pessoas lidam com as emoções e, em meio a tantas situações que podem comprometer a rotina, cuidar da mente é cada vez mais importante.
A campanha do Janeiro Branco é um movimento valioso para que toda a sociedade possa se conscientizar e saber que o cuidado com a saúde mental não deve ser encarado como um tabu, mas sim como uma necessidade. Para se ter uma boa qualidade de vida, corpo e mente precisam estar em equilíbrio!
Ainda hoje é necessário que se reflita sobre aspectos de promoção à saúde mental pois, infelizmente, ainda há bastante preconceito.
Dicas para cuidar da sua saúde mental