Viver Bem Ansiedade
A cúrcuma está entre os alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade
Existem alimentos capazes de auxiliar na diminuição da ansiedade, do estresse e do nervosismo. Confira alguns
10/01/2023 09h56 Atualizada há 2 anos
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Divulgação

Todo mundo está ansioso, não dá pra negar. Graças aos últimos acontecimentos mundiais e ao excesso de más notícias que recebemos diariamente, o mal-estar se tornou quase constante e apesar de não ser o natural, se tornou praticamente normal. O transtorno de ansiedade é algo sério e deve ser tratado com acompanhamento médico e psiquiátrico, claro. Mas há formas de diminuir a ansiedade com pequenas mudanças em nosso cotidiano, como por exemplo, mudanças em nossa dieta. 

Você sabia que existem alimentos capazes de auxiliar na diminuição da ansiedade, do estresse e do nervosismo? E não pense que são alimentos super diferenciados e difíceis de achar, muito pelo contrário! São ingredientes que encontramos em todo lugar e muitos você provavelmente já tem em casa. Vem com a gente descobrir e acalmar esse coração: 

castanha-do-pará

A castanha-do-pará, assim como a maioria das castanhas, é super benéfica para nossa saúde, mas você sabia que ela pode diminuir a ansiedade e auxiliar numa melhora da nossa saúde mental? A castanha-do-pará possui alta quantidade de selênio na composição, possibilitando que você satisfaça as suas recomendações diárias do nutriente comendo apenas uma ou duas unidades ao dia. O selênio é associado ao bom humor. Os baixos níveis do mineral estão diretamente relacionados ao cansaço, tristeza e ansiedade. Por isso, não deixe de comer uma ou duas castanhas por dia.

Continua após a publicidade

chocolate meio amargo

Sabe aquela sensação de prazer que bate depois de comermos um chocolate? Ela não é imaginação. O chocolate, principalmente o amargo, é muito rico em flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina. Mas atenção nas embalagens! Para auxiliar na diminuição da ansiedade e do nervoso, o chocolate deve ter pelo menos 70% cacau. A dose recomendada para obter benefícios é de 45 a 100 g por semana.

cúrcuma

Continua após a publicidade

Não é à toa que a cúrcuma é conhecida como um superalimento. O pozinho laranja e origem indiana, é famoso pelo seu alto poder anti-inflamatório, tendo a capacidade de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo — alterações bastante observadas em pessoas ansiosas. Um estudo publicado na revista Alternative Therapies in Health and Medicine observou que o consumo da cúrcuma alivia os sintomas do transtorno de ansiedade, principalmente em mulheres! Que tal adicionar um shot de limão de cúrcuma nas suas manhãs? 

banana

A banana é outro alimento super saudável que ajuda a diminuir a ansiedade. Rica em potássio, vitamina B6 e alto teor de triptofano. O consumo da banana contribui diretamente para a sensação de bem-estar, reduzindo significadamente os sintomas de ansiedade e do nervosismo. A vitamina B6 e o triptofano estão diretamente ligados com a produção de serotonina.

espinafre

Além de ser uma das verduras mais saudáveis e benéficas de todas, o espinafre contém folato, que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Então, bora rechear nossa dieta com muita receita de espinafre.

frutas cítricas

A vitamina C é poderosa no combate de diversas doenças psicológicas, pois ela diminui a secreção de cortisol, hormônio ligado ao estresse e a ansiedade. Por isso, o consumo de frutas cítricas, promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Vitaminas e minerais, são perdidas quando estamos estressadas e ansiosas, além de queda de açúcar no sangue, por isso, existe a necessidade de suprir essas carências.

Conhecido por ser um calmante natural, a camomila faz jus a sua fama. O chá das folhas de camomila é bastante conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade e estresse leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de diminuir a ansiedade.