O resultado do último teste preparatório do Esportivo visando o Campeonato Gaúcho de 2022 preocupou o torcedor. A derrota para o Hercílio Luz-SC por 3 a 0, em solo catarinense, desagradou o técnico alviazul, Carlos Moraes, o qual destacou que a equipe não realizou uma boa partida dentro das quatro linhas. Restando 13 dias para a estreia na competição estadual, o treinador ressalta que o time ainda busca o “equilíbrio” para chegar preparado para arrancar no Gauchão com resultados positivos.
O Esportivo encerrou o período de testes com dois empates em casa (Hercílio Luz-SC e Siapergs) e duas derrotas, ambas fora de casa (Caxias e Hercílio Luz-SC). No último jogo-treino diante do time catarinense, o alviazul foi superado por 3 a 0 em uma partida abaixo do esperado por parte do time de Bento Gonçalves.
“O jogo foi ruim. A equipe não pode, em um final de pré-temporada, não apresentar um futebol que estamos esperamos. Cobrei dos atletas. Precisamos aumentar nosso nível de rendimento. Tivemos alguns momentos de displicência no jogo, os atletas sabem e estão conscientes, mas não tem nada de terra arrasada. Simplesmente estamos fazendo as cobranças necessárias para que possamos ajustar”, destaca o treinador.
De acordo com Carlos Moraes, a partida expôs algumas deficiências que necessitam de correção na reta final de preparação. “É bom que aconteçam durante os treinamentos esses resultados para que na competição não soframos com isso. Claro que ninguém quer perder jogo, é ruim para todos, mas expõe algumas deficiências e vamos corrigir em cima disso para poder, no dia 22, estar 100% ligado e buscar o resultado positivo”, salienta.
Nos testes preparatórios, o Esportivo marcou apenas um gol em quatro partidas amistosas. Nos últimos dias de pré-temporada, Carlos Moraes comentou que a atenção não estará voltada somente ao setor ofensivo, mas ao time como um todo, buscando o equilíbrio entre os setores para ser competitivo dentro das quatro linhas.
“O time não se faz apenas de setor ofensivo ou defensivo. Quando o time não vai bem na questão ofensiva, naturalmente defensivamente sofre, quando não vai bem defensivamente, ofensivamente sofre. Precisamos alcançar o equilíbrio, ou seja, equilibrar os setores, defesa, meio de campo e ataque. Nessas duas semanas, o que vamos fazer é treinar e conscientizar os atletas para que consigamos buscar o mais rápido possível o equilíbrio”, explica o comandante alviazul.
Para o confronto de estreia, Carlos Moraes afirma que já conta uma ideia de equipe titular para encarar o São José, mas as últimas semanas de preparação vão definir detalhes. “O dia-a-dia vai ditar a equipe que vai jogar na estreia”, pondera.
Com os laterais-esquerdos Magal, machucado, e Roger, em fase de recuperação, o treinador deve improvisar o volante Germano na posição. A direção segue no mercado para reforçar o lado esquerdo da equipe. Carlos Moraes também espera contar com atletas que estavam no Departamento Médico para o primeiro confronto no Gauchão.
A comissão técnica já está estudando o São José. Além disso, o grupo de atletas deve realizar, na reta final de pré-temporada, períodos de treinamentos no gramado do Estádio Montanha dos Vinhedos para se adaptar ao campo e às dimensões.
O Esportivo estreia no Gauchão no dia 22 de janeiro (domingo), diante do São José, às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A direção deve divulgar em breve os valores dos ingressos para a competição estadual.