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Novos protocolos vão orientar auditorias da Secretaria da Saúde

Na próxima quarta-feira (11), será apresentada aos coordenadores e auditoresda Secretaria da Saúde (SES) a proposta dos novos protocolos e instrume...

09/01/2023 às 07h10
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
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Na próxima quarta-feira (11), será apresentada aos coordenadores e auditoresda Secretaria da Saúde (SES) a proposta dos novos protocolos e instrumentos de controle da qualidade das auditorias. Os protocolos determinam o modelo para a atuação do Departamento de Auditoria do SUS (Deasus) a partir de 2023. Também consolidam o papel do departamento na avaliação e acompanhamento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento é o primeiro resultado do sistema de gestão da qualidade (SGQ) do Departamento de Auditoria, com foco na melhoria dos serviços do SUS. Além dos relatórios de auditoria, enviados aos hospitais e demais prestadores de serviços do SUS, serão padronizados os fluxos de trabalho, baseados nos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001, com foco na forma de apresentação, os cuidados com a escrita e os padrões de respostas, buscando eficiência na comunicação e facilitando o trabalho dos servidores.

“Ter padrões e práticas uniformes torna os processos de trabalho mais eficazes”, explicou a coordenadora do Grupo de Gestão da Qualidade do Departamento de Auditoria, Christiane Spacil. “A proposta então foi definir um padrão e um fluxo de trabalho de maneira colaborativa.”

Programas de gestão e qualidade são uma importante ferramenta para elevar a produtividade e a eficiência dos servidores, com melhores serviços para a população. Na Secretaria da Saúde, o Departamento de Auditoria foi criado em 2021 para fortalecer o SUS com atividades orientativas e disciplinares, executadas por uma equipe multidisciplinar.

“Houve, primeiro, a necessidade de definir procedimentos e práticas para assegurar a uniformidade e a eficácia dos processos de trabalho”, explicou o diretor do departamento, Bruno Naundorf. Ou seja, que as auditorias realizadas nos prestadores possam avaliar e induzir a qualidade no atendimento, amparada em procedimentos, protocolos e instruções de trabalho normatizados e pactuados.

“Para isso, é indispensável estruturar os documentos de trabalho buscando qualidade baseada nos requisitos da norma ABNT e implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade, visando à eficiência e à eficácia operacional e a melhoria contínua das ações do departamento”, explicou Naundorf.

Um avanço importante foi a criação do Grupo de Gestão, em agosto de 2022. Christiane ressalta um benchmark (análise estratégica das melhores práticas de organizações de um mesmo setor) no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem há quase 20 anos o ISO 9001, certificação concedida a instituições com padrão de qualidade em nível internacional em suas atividades.

No Departamento de Auditoria, a escolha foi iniciar o programa por meio da padronização dos documentos. A partir de reuniões e sugestões, elaborou-se a proposta de relatório, que agora será discutida com a equipe, com a participação online dos auditores do interior.

“Teremos a participação dos coordenadores e do pessoal do interior por vídeo”, detalhou Christiane. “Com as sugestões, chegaremos a um documento-padrão com a colaboração dos servidores, que são parte fundamental do processo. Sem eles, não há gestão de qualidade.”

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

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