Uma grande manifestação de pessoas contrárias ao governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva invadiram o Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo, 8 de janeiro. O grupo formado por milhares de pessoas de verde e amarelo estão provocando depredações na Capital Federal. Não informações de feridos até o momento.
Inicialmente, os manifestantes conseguiram ultrapassar o bloqueio de grades que davam acesso ao Congresso Nacional. O grupo já conseguiu chegar ao Salão Verde da Câmara dos Deputados, onde foram quebradas as vidraças na entrada do espaço. Há um grupo tentando invadir o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. A polícia soltou gás de pimenta, mas não conseguiu conter a entrada das pessoas que furaram o bloqueio de segurança. Os invasores reagiram às bombas de efeito moral usadas pelas forças policiais e conseguiram afastar as tropas. Depois de invadir o Congresso, os manifestantes se dirigiram à rampa do Palácio do Planalto.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou via assessora que está em Brasília e “acompanhando a situação, ao mesmo tempo que mantém diálogo com o Governo do Distrito Federal”. No sábado, 7, Dino autorizou o uso da Força Nacional para conter os atos e a Esplanada dos Ministérios foi fechada para veículos. Os manifestantes, porém, caminharam a pé do quartel general do Exército e foram até o Congresso Nacional, com faixas pedindo “Lula na cadeia”, “intervenção militar” e “Bolsonaro presidente”.
Confira ao vivo que está acontecendo
Mín. 13° Máx. 29°