Esporte Luto no futebol
Morre aos 68 anos o ex-jogador Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco
Um dos maiores goleadores do futebol brasileiro e mundial morreu na manhã deste domingo, 8 de janeiro, devido a complicações causadas por um câncer no intestino.
08/01/2023 11h50
Por: Marcelo Dargelio
Roberto Dinamite foi um dos grandes artilheiros do futebol do Brasil - Foto: Vasco da Gama/Divulgação

O futebol brasileiro e mundial perdeu mais um de seus grandes nomes neste domingo, 8 de janeiro. Morreu aos 68 anos, o ex-jogador Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco e um dos maiores artilheiros do Brasil. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.

Roberto Dinamite tinha descoberto o câncer de intestino durante uma cirurgia de emergência de desobstrução do órgão em dezembro de 2021. De lá pra cá, o jogador enfrentou uma batalha pela vida ao longo de todo o 2022, encerrada na manhã deste domingo, 8.

Foram incríveis 1.110 jogos vestindo a faixa transversal com a cruz de malta em vermelho bordada no peito, marca superada apenas por Rogério Ceni no São Paulo e Pelé no Santos. Como jogador do clube carioca, Roberto conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974 (onde foi o artilheiro da competição com 16 gols), e os Estaduais de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992, além de taças e torneios no Brasil e exterior. Nos últimos meses, enquanto tratava a doença, recebeu homenagens do Vasco. A maior delas, uma estátua de bronze no gramado de São Januário. Um justo reconhecimento, ainda em vida, ao maior ídolo de sua história.

Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Carioca, do estádio de São Januário e dos clássicos entre Vasco e os rivais Flamengo, Fluminense e Botafogo. Ele também atuou pelo Barcelona, além da Portuguesa e Campo Grande. Com a camisa da seleção brasileira, ele fez 20 gols em 38 jogos.

Continua após a publicidade