A manhã da primeira sexta-feira de 2023 foi marcada por um crime brutal em Caxias do Sul. Uma mulher grávida foi assassinada com golpes de machado nesta madrugada na rua Tucano, no bairro Cruzeiro. O autor do crime se suicidou logo após o fato.
De acordo com as informações, João Batista Silva de Souza, de 58 anos, assassinou a companheira, Juliana Ferreira, de 39, com golpes de machado e depois se matou. Segundo os vizinhos, Souza morava no local há mais de 20 anos; Juliana teria se mudado para a residência há menos de um ano.
O Delegado Rodrigo Bernardes de Assis, responsável pela investigação, detalha o caso. "A mulher foi encontrada por um vizinho no quarto da casa. Ela estava com uma marca de machadinha na cabeça. A arma estava no local e foi apreendida pela polícia. A gestação estava bastante avançada, possivelmente ela estava grávida de sete ou oito meses, foi um crime brutal. O homem deixou cartas na mesa, ao menos 14 papéis, se despedindo de familiares e depois se enforcou. Ele deixou a casa aberta, ou seja, queria que encontrassem. Tudo leva a crer que foi um crime premeditado", explica o Delegado.
Esse já é o segundo caso de feminícidio em Caxias do Sul. O primeiro foi da jovem de 18 anos que foi estuprada e assassinada na madrugada da virada do ano, no bairro Esplanada.