O Atlético Catarinense, que subiu da terceira divisão à elite do futebol catarinense em três anos, está realizando a sua pré-temporada na Capital Brasileira do Vinho. A recomendação da cidade partiu do treinador bento-gonçalvense e ex-jogador do Esportivo, Arilson Costa, que conquistou o acesso com o time de São José-SC no ano passado.
O clube, que tem como “Embaixador” o baixinho Romário, desembarcou em Bento Gonçalves no dia 2 de janeiro. A pré-temporada em solo gaúcho se estende até o dia 11. Neste período, o Atlético Catarinense fará o seu último teste preparatório em jogo-treino contra o Novo Hamburgo, no domingo (8), às 16h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. A equipe realiza os seus trabalhos dentro de campo na Associação Dárvin Geremia.
“Voltar para a minha cidade natal é um prazer, onde comecei a jogar no Esportivo e depois tive essa carreira vitoriosa. Para mim é muito importante voltar aqui. Sobre a escolha, tinham três cidades para fazermos a pré-temporada. Pediram a minha opinião e óbvio que falei Bento Gonçalves. A direção tomou a decisão e fiquei bem feliz, até para rever a minha família e amigos”, destaca Arilson Costa.
Arilson iniciou sua trajetória no alviazul para, posteriormente, trilhar uma carreira vitoriosa dentro de campo. O bento-gonçalvense atuou em clubes como Grêmio, onde foi campeão da Coa do Brasil e da Libertadores, Internacional, Palmeiras, Kaiserslautern, onde foi campeão da Copa da Alemanha, Valladolid, da Espanha, Universidad de Chile, entre outras equipes pelo futebol nacional e internacional. Além disso, também vestiu a camisa da Seleção Brasileira.
De acordo com o técnico, a cidade lhe traz muitas lembranças, desde os tempos em que brincava com os amigos no bairro Conceição, onde viveu grande parte da infância e adolescência. “Morei no alojamento do Estádio da Montanha, cresci na Vila Conceição com a galera jogando bola no campinho, na rua. Pude rever muitos amigos que não via há mais de 10 anos. Também me recordo quando jogava no profissional no Esportivo e aqui mesmo na Associação Dárvin Geremia, onde vim fazer a pré-temporada com o Grêmio em 2004”, relata.
Agora seguindo carreira como treinador, Arilson Costa tem a missão de deixar o clube na elite do futebol catarinense e buscar uma vaga em competição nacional. Para isso, o clube se reforçou com atletas de peso, dentre eles o zagueiro Felipe Santana, que tem passagem pelo futebol alemão, onde foi duas vezes campeão da Bundesliga com o Borussia Dortmund; os meias Marquinhos, que foi campeão brasileiro com o Cruzeiro em 2014 e Didira, ex-CSA-AL; e os atacantes Soares, ex-Grêmio, Romarinho, filho de Romário, e David Batista, que conquistou o título da Divisão de Acesso com o Esportivo. Além das contratações, o clube contou com a permanência de importantes jogadores, a exemplo do goleiro Sidão, ex-Vasco.
O Atlético Catarinense estreia na competição estadual no dia 14 de janeiro, diante do Figueirense, às 19h, no Estádio Orlando Scarpelli, onde também será a casa do time de São José-SC durante o Campeonato Catarinense.