O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) divulgou nesta segunda-feira, 02 de janeiro, o relatório de ações realizadas no Ano Novo de 2023. A notícia boa é que reduziu o número de sinistros de trânsito para 13%, 56% de vítimas fatais e de 14% em relação ao número de feridos, porém, cresceu o número de casos de embriaguez ao volante.
Para coibir sinistros de trânsito e reprender à criminalidade através de abordagens e identificação de pessoas, foram fiscalizados aproximadamente 18 mil veículos, resultando em 110 veículos e 83 CNHs recolhidas por irregularidades.
Nos casos de excesso de velocidade, foram flagrados mais de nove mil veículos praticando a infração. Em que pese o elevado número de casos desta natureza, houve uma redução de 20% em comparação ao feriado de Natal.
Por conseguinte, com relação à embriaguez ao volante, 163 condutores foram autuados no feriado de Ano Novo, o que, se comparado ao feriado de Natal, houve um aumento de 65%, período em que foram autuados 99 condutores pela mesma infração.
Quanto ao levantamento de sinistros de trânsito ocorridos neste feriado, foram registrados 61 sinistros de trânsito, dos quais resultaram 4 óbitos e 60 pessoas feridas.
Cabe ressaltar que em todo o Estado do RS em comparação ao feriado de Natal, ocorreram reduções do número de sinistros de trânsito para 13%, redução de 56% de vítimas fatais e de 14% em relação ao número de feridos.