A Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das maiores competições de base do futebol brasileiro, realiza o pontapé inicial de sua 53ª edição nesta segunda-feira (2). O tradicional campeonato contará com a participação de quatro clubes gaúchos: Grêmio, Internacional, Juventude e São José, os quais também participaram no ano passado. O atual campeão da copinha é o Palmeiras.
A competição reúne 120 equipes de todas as regiões do país. A final está prevista para ocorrer no dia 25 de janeiro, no aniversário da cidade de São Paulo-SP. Neste ano, ao contrário de edições anteriores, nenhum bento-gonçalvense estará em ação no campeonato.
O Juventude vai representar a Serra Gaúcha no campeonato. O alviverde de Caxias do Sul compõe o grupo 32 com Alecrim-RN, Nacional-SP e XV de Piracicaba-SP. A equipe estreia no dia 5 de janeiro.
O Internacional, detentor de cinco títulos da copinha, está no grupo 24 ao lado do Fluminense-PI, Oeste-SP e Rosário Central-SE. O Grêmio, que ainda busca o título inédito para a sua história, terá como adversários o Cruzeiro-AL, Francana-SP e Guarani-SP no grupo 8. O São José vai encarar na fase classificatória o Coritiba-PR, Flamengo-SP e Guarulhos-SP. O tricolor estreia nesta segunda-feira (2); o São José entra em campo na terça-feira (3), enquanto o Internacional joga pela primeira vez na quarta-feira.
No ano passado, o Internacional parou nas oitavas de final, enquanto o Grêmio ficou pelo caminho na fase de 16-avos. O São José passou da primeira fase, mas caiu logo na sequência. Já o Juventude foi eliminado na fase classificatória.
O SporTV, a Rede Vida, o YouTube e o Paulistão Play transmitem os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023.