Em seu primeiro jogo-treino fora de casa, realizado na tarde desta quinta-feira (29), no Estádio Centenário, o Esportivo foi superado pelo rival Caxias pelo placar de 2 a 1. Após sair atrás do placar nos primeiros minutos, o Esportivo empatou nos minutos finais do primeiro tempo com Hippolito, no entanto a equipe Grená marcou o gol da vitória na etapa derradeira.
O técnico Carlos Moraes promoveu alterações na equipe titular em relação aos primeiros testes preparatórios, em que o treinador repetiu a escalação do time titular. Com Germano improvisado na lateral-esquerdo e com Jefferson Prill titular, o alviazul entrou em campo com Copetti, Márcio Lima, Cleyton, Tairone e Germano; André Oliveira, Fabrício Lusa, Jefferson Prill e Cris Magno; Richard e Flávio Torres.
Logo aos 6 minutos de partida, Marcelo, em cobrança de falta, acertou o ângulo da meta defendida por Copetti e abriu o placar para o Caxias. O Esportivo chegou ao ataque somente aos 15 minutos, em finalização de Germano à direita do goleiro Bruno. O treinador alviazul fez a primeira alteração cedo, promovendo a entrada do volante Hippolito no lugar de Jefferson Prill.
Aos 40 minutos, em cobrança de falta de Bustamante para a área, Dirceu cabeceou perto do gol. Na sequência, o Esportivo teve um pênalti marcado a seu favor. Flávio Torres chamou a responsabilidade e bateu, mas a cobrança foi defendida pelo goleiro Bruno. No rebote, Hippolito não desperdiçou e empatou o confronto, 1 a 1.
No segundo tempo, o técnico Carlos Moraes promoveu modificações no decorrer da partida. O confronto ficou mais cadenciado com as trocas e as equipes encontravam mais dificuldades no setor ofensivo. Aos 38 minutos, Peninha cruzou na área e Eron desviou de cabeça para vencer Copetti e marcar o gol da vitória do jogo-treino para a equipe Grená, 2 a 1.
Na etapa final, entraram em campo o goleiro Prezzi, o meia Diego Luis e os atacantes Thiaguinho, Laílson e Vinícius Urbano.
O Esportivo volta a campo em mais um teste preparatório no dia 7 de janeiro, diante do Hercílio Luz-SC, em Tubarão-SC.