Mais um crime ambiental foi descoberto na tarde desta segunda-feira, 26 de dezembro, em Bento Gonçalves. Um agricultor de 66 anos foi flagrado lavando sacos de agrotóxicos em um arroio no Vale dos Vinhedos. A ação provocou a morte instantânea de dezenas de peixo no local. O caso foi registrado na Polícia Civil.
De acordo com informações preliminares, o flagrante ocorreu por volta das 13h30min, na localidade do 40 da Graciema, distrito do Vale dos Vinhedos, no interior de Bento Gonçalves. Moradores da região denunciaram para a Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA), através do fiscal Jorge Acco,que estava ocorrendo uma mortandade de peixes no Arroio Quarenta.
Ao chegar no local, o fiscal flagrou o agricultor de 66 anos cometendo o crime ambiental. Ele usava a água do arroio para lavar seu trator, bem como utilizava a água para pulverizar as parreiras de sua propriedade. O fiscal da ARPA deslocou até a propriedade rural e flagrou produtos de agrotóxicos dentro do mencionado arroio.
Diante da constatação, foi realizado levantamento fotográfico das substâncias encontradas e apreendidas as embalagens de agrotóxicos. A mortandade de peixes também foi confirmada. Foram encontradas mortas espécies do tipo cascudo, jundiá, lambari e carás. Os peixes mortos foram encontrados onde o acusado lavava seus equipamentos e produtos.
O fato foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves. O caso será investigado pela Polícia Civil.