Em fevereiro de 2022, um crime transformou o sistema da causa animal em Bento Gonçalves. Depois de uma denúncia feita através do NB Notícias, foi descoberto que fiscais da Prefeitura sumiram com nove filhotes de gatos de forma ilegal e até hoje não se sabe o paradeiro dos animais. Com isso, o Poder Público foi obrigado a criar alguma ação que remediasse os danos causados pela situação e agora a cidade se tornou um exemplo na Serra Gaúcha com a criação do programa "Bento-PET: Todos Juntos pelo bem-estar animal".
O programa Bento-PET, instalado em março de 2022, iniciou com a castração em massa de cães e gatos, além da colocação de um microchip no animal que o identifica e também traz os dados do dono. Desse período até dezembro foram realizados 4226 castrações, com mutirões e busca ativa nos bairros. Inicialmente para este processo foram destinados cerca de R$ 300 mil e a contratação de cinco clínicas veterinárias de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha para a realização das cirurgias, que incluíam hospedagem após o procedimento, microchip, exames pós-operatório, urgência e emergência, anestesia e táxi-dog.
Após essa ação, foi criado em maio o SAMU Pet, com o objetivo de trabalhar apenas com serviços de urgência e emergência para animais vítimas de maus tratos ou atropelados. A viatura do Samu PET é adaptada com caixinhas de transporte para animais de diferentes portes para translado de bichinhos de tutores que sejam, comprovadamente, de baixa renda e não possuam meios de arcar com esse custo. Desde a instalação do serviço, foram realizados 278 atendimentos de urgência e emergência, incluindo cirurgias, casos de virose, atropelamento e envenenamento.
Além disso, em agosto foi inaugurado o Espaço PET que consta com ambulatório e farmácia, também para animais de donos de baixa renda. No local, é oferecido os primeiros atendimentos clínicos, recebem animais em situações críticas, aplicam vacinas e medicamentos básicos, e caso necessário, há um local para internação. A contar da abertura, foram realizados 84 consultas eletivas de baixa complexidade via agendamento prévio.
E para completar todos esses trabalhos, desde abril foram realizadas feiras de adoção no centro da cidade que resultaram em 73 animais, entre cães e gatos filhotes e adultos, adotados que ganharam uma nova família.
O secretário-adjunto de Saúde e responsável pelo Departamento da Causa Animal, Gilberto Júnior, celebra a criação do programa Bento-PET. "Estou contente com os avanços que tivemos ao longo do ano, realizamos reuniões com as protetoras e voluntárias para entender a realidade e o cenário atual, assim, implementamos metas e projetos ao longo do ano, tivemos resultados importantes que potencializaram o cuidado do município com a causa animal, nosso Prefeito Diogo entendeu as propostas e os projetos e foi sempre muito solicito e ativo, para que tudo pudesse sair do papel, foi o ano com maior investimento na causa da história de Bento Gonçalves," destaca Gilberto.
Mas 2023 está quase batendo na porta e novos objetivos já estão sendo traçados. "Temos alguns projetos para 2023, principalmente para animais abandonados, que é uma dificuldade hoje em nosso município. A ideia é realizar um trabalho em conjunto com a Secretaria de Segurança para a identificação dos tutores infratores e potencializar o nosso programa de posse responsável nas escolas, trabalhando desde cedo a conscientização da população," ressalta o secretário-adjunto de Saúde.
No total, foram investidos no programa cerca de R$ 650 mil em castrações, hospedagem para animais vítimas de maus tratos e bravios, atendimentos eletivos e medicamentos.
Relato de usuários e equipe do SAMU PET
Dentre tantos atendimentos ao longo do ano, em dezembro a equipe do SAMU PET atendeu um chamado de emergência de Cledi Terezinha Flogliato, que estava com Joaquim, seu gato de estimação que estava doente, necessitando de auxílio veterinário. “O meu gato começou a ficar com o abdômen inchado, aumentando de tamanho. Neste período percebi que não estava se alimentando direito, além de diarreia. Como eu estava sem condições de pagar veterinário, entrei em contato com a equipe do Samu Pet. Eu fui muito bem atendida pelas meninas, que mostraram preocupação com o estado de saúde de Joaquim e prontamente iniciaram o tratamento. Hoje ele já está em casa bem e de repouso,” conta Cledi.
Pâmela Celina Souza de Mello teve dois de seus cachorros tratados pela equipe do Samu Pet. Ela destacou sobre o atendimento da equipe. “O Floquinho e o Apolo estavam doentes, e lembro de entrar em contato com a equipe do Samu Pet pedindo ajuda. Toda a equipe foi bem prestativa, tratando muito bem os meus cachorros, dando todo o auxílio necessário. Por isso quero agradecer muito a equipe do Samu Pet pelo tratamento e ajuda que eles deram pro meus cachorros, esclarecendo também minhas dúvidas,” relata Pâmela.
Uma das agentes da equipe Bento-Pet, Nathalia Poletto, destacou sobre os trabalhos realizados ao longo do ano. “Estamos muito felizes e contentes com o nosso desempenho em 2022. Foi um ano bom, proveitoso e produtivo, tivemos muitas ações em prol dos animais. Conseguimos zerar nossa fila de espera e isso foi de grande valia. Só temos a agradecer e crescer cada vez mais. É um trabalho que está apenas no começo. Estamos confiantes para 2023,” celebra Nathalia.
A veterinária Michelle Segatto também destacou sobre os desafios do ano. "Foi um ano muito desafiador, em que conseguimos desenvolver protocolos do Samu Pet, tirar do papel o projeto do Ambulatório e a Farmácia Pet. Ao longo do ano atendemos muitos casos de animais atropelados, envenenados, em risco de óbito. Muitos conseguimos salvar, e esses animais nos dão forças para seguir com o trabalho que estamos desenvolvendo,” frisa Michelle.
Ainda segundo Michelle “trabalhamos com pessoas de baixa renda, por isso nosso trabalho é de tamanha valia. É muito gratificante quando recebemos reconhecimento pelo nosso esforço em salvar tantas vidas, de animais que não iriam ter a chance de sobreviver."
Como contatar o SAMU Pet?
O atendimento no SamuPet pode ser solicitado pelo WhatsApp (54) 99223-1853, sendo apenas para casos de urgências e emergências de animais de tutores inscritos no Cadastro único da Assistência Social, mediante comprovante. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Espaço PET:
Rua Goiânia, 549, no bairro Botafogo (em frente ao antigo Galassi). De segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Outros telefones:
Castrações: (54) 3055.7115 ou (54) 99274.4262 ou (54) 99223.1853
Denúncias de Maus-tratos: (54) 3055.7211
Bento Ouvidoria: 0800.979.6866