Depois de muito falatório de que a promessa não seria cumprida, o vereador Rafael Fantin (PSD), mais conhecido como Dentinho, fez a doação do reajuste do seu salário para 10 entidades de Bento Gonçalves. O parlamentar declarou que faria essa ação após a aprovação do aumento do salário de Vereadores, Prefeito, Vice e secretários em 2021, sendo apenas ele e Agostinho Petroli (MDB) contra o projeto.
A cerimônia de doação dos R$ 7.464 (valor final do reajuste recebido durante 2022) aconteceu na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira, 20, e contou com o representantes das entidades escolhidas, sendo elas:
As mesmas foram escolhidas a partir de um cadastro disponibilizado no final de novembro nas redes sociais do vereador, onde a entidade deveria colocar seus dados e confirmar sua inscrição no CNPJ, sendo um dos requisitos ser uma organização voltada para causas sociais, animais e esportivas.
Dentinho explica o por quê de ter tomado essa decisão. "Na minha opinião, fomos eleitos com um salário X, não acho eticamente louvável da minha parte aumentar meu salário durante esses quatro anos de mandato, então como fui voto vencido na decisão, optei por realizar a doação desse reajuste para quem faria um bom uso do valor," explica Dentinho.
A doação não foi realizada ainda no início de 2022 devido o período eleitoral, o qual Dentinho estava concorrendo para Deputado Estadual e o ato poderia ser considerado ilegal, mas a ideia a partir de agora é realizar a entrega da contribuição de forma trimestral.
O reajuste dos salários dos vereadores, Prefeito, vice e secretários foi votado no final de 2021, e aprovaram o aumento de 13,6% na folha de pagamento, sendo esses novos valores: