O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil prendeu um homem, de 44 anos, suspeito de forjar o próprio sequestro para extorquir o pai em R$ 20 mil. Além dele, um segundo homem, de 23 anos, foi detido por participar do crime. O fato ocorreu em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta quarta-feira, 21.
De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, o filho estaria desaparecido desde o dia 14 deste mês. Na noite de terça-feira, 20, ele chegou ao local que simulava o cativeiro e, no dia seguinte, iniciou, junto ao outro homem, a extorsão ao pai, de 67 anos, através do WhatsApp. Segundo a polícia, o cúmplice enviava áudios, fotos e vídeos ao pai da vítima.
As imagens enviadas ao pai mostravam o filho com as pernas e braços amarrados e o rosto coberto. Nos vídeos, ele sofria falsas ameaças à integridade física. Os celulares utilizados para a extorsão foram apreendidos para servir de prova no inquérito policial.
A dupla será investigada pelo crime de extorsão qualificada. Eles seguem presos, e a audiência de custódia deve ser realizada nesta quinta-feira, 22.