13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Andrei Girotto fala sobre sua primeira participação em Liga Europa e projeta a sequência da temporada

Zagueiro, de 30 anos, o qual tem contrato até 2024 com o Nantes, da França, atuou pela primeira vez em uma competição de nível continental, ajudando o time a classificar para a fase de mata-matas.

22/12/2022 às 00h05 Atualizada em 22/12/2022 às 00h20
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Arnaud Duret/FC Nantes
Foto: Arnaud Duret/FC Nantes

O ano de 2022 foi especial para a carreira do zagueiro bento-gonçalvense Andrei Girotto, de 30 anos, que atua no Nantes, da França. Após o título histórico da Copa da França, cuja taça não era erguida pelos “canários” desde 2000, o clube voltou a disputar a Liga Europa, cuja competição é a primeira a nível continental que Girotto disputa em sua carreira. Na emoção, a equipe francesa conquistou a classificação à segunda fase e agora vai encarar o forte e tradicional time da Juventus, da Itália. 

A classificação veio apenas na última rodada da fase classificatória. Em um grupo composto pelo Freiburg, da Alemanha, Qarabag, do Azerbaijão, e Olympiacos, da Grécia, o Nantes garantiu a vaga aos mata-matas após derrotar no último confronto a equipe grega, do lateral Marcelo, pelo placar de 2 a 0. 

“Todo mundo pensava que estaríamos a passeio, mas conseguimos, no último jogo, ganhar a partida contra o Olympiacos para classificar para a próxima fase. Agora pegamos o terceiro colocado de um dos grupos da Champions League, que é a Juventus. Toda a cidade está esperançosa por esse jogo. Sabemos que vai ser difícil, mas para nós é muito satisfatório jogar um confronto desse nível”, pondera Girotto. 

Conforme o atleta de Bento Gonçalves, atuar pela primeira em uma competição continental no Nantes tem um gosto especial pelo feito histórico alcançado neste ano. “Venho a cada ano crescendo, e esse ano disputando uma Liga Europa foi muito satisfatório, pois encontramos grandes equipes, ainda mais pelo Nantes, que depois de tanto tempo conseguimos ser campeões da Copa da França e classificar para uma competição como essa”, explica o zagueiro. 

Nantes garantiu a classificação na última rodada da primeira fase / Foto: Arnaud Duret/Nantes FC

 

Adaptação como zagueiro 

O defensor, apesar de ter se consolidado como zagueiro titular do Nantes, por vezes, fez a função de volante a pedido do atual treinador. No entanto, Girotto pondera que suas características estão interligadas propriamente na função de zagueiro. Uma conversa com o professor resolveu a situação: 

“Consolidei-me como zagueiro nos últimos anos, mas o treinador gosta de me colocar como volante. Depois de uma partida, cheguei nele e conversei com ele: ‘eu sei que você gosta de me colocar no meio de campo, mas a minha primeira posição é zagueiro agora, quando você puder me deixa de zagueiro. Se tiver outra opção, pode me deixar no banco, mas primeiramente me deixa de zagueiro’. Desde então ele me deixou mais como zagueiro nas partidas”, relata. 

Essa é a quinta temporada de Girotto no Nantes, e o seu vínculo se estende até 2024. Na temporada passada, atuando quase que exclusivamente na defesa, sendo titular absoluto da equipe, o defensor viveu uma de suas melhores fases. Além de ser um dos melhores zagueiros do Campeonato Francês, conforme números do SofaScore, maior plataforma de dados do futebol mundial, Girotto vivenciou um período “artilheiro”, com seis gols anotados em 41 partidas. 

Projeção para a temporada 2023

Se na Liga Europa o Nantes continua vivo na briga pelo título, no Campeonato Francês a equipe não começou da melhor forma. Em 15 jogos, a equipe de Girotto somou apenas duas vitórias, sete empates e sofreu seis derrotas, ocupando a 15ª colocação com 13 pontos. 

Girotto é titular absoluto na defesa da equipe do Nantes / Foto: Arnaud Duret/Nantes FC

O período de paralisação por conta da Copa do Mundo, por sua vez, pode promover uma reviravolta positiva para a equipe, conforme o atleta bento-gonçalvense. “Acho que toda parada e todo recomeço os times são diferentes. Pode ser o mesmo time no papel, mas o embalo é outro, a sequência pode mudar para o nosso lado”, comenta Girotto, que complementa:

Pesou para a gente a Liga Europa, de estar disputando essa competição que faz muito tempo que o clube não joga. Tem muitos jogadores que nunca jogaram então acabou pesando, jogando na quinta-feira e domingo. Acredito que essa parada vai nos ajudar. Esperamos ter resultados melhores no campeonato para poder passar uma temporada mais tranquila”, explica. 

O Nantes volta aos gramados no dia 28 de dezembro, quando enfrenta o Troyes, fora de casa. Na Liga Europa, o primeiro confronto diante da Juventus está marcado para o dia 16 de fevereiro, na casa da equipe italiana. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários