Foi aberta a segunda edição do curso para capacitar os proponentes em projetos a serem contemplados pelo Pró-Esporte RS. O encontro, promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e ministrado pela equipe do Departamento de Fomento, contou com a presença de mais de 100 inscritos de forma presencial e online pela plataforma do YouTube da secretaria, na terça-feira (20/12), no auditório do Centro Administrativo do Estado. O público alvo foram pessoas físicas e jurídicas e das prefeituras municipais do RS.
No evento, a secretária do Esporte e Lazer, Leticia Boll Vargas, ressaltou a importância do aumento de inscritos e contemplados no Pró-Esporte nos últimos dois anos como um estímulo ao desenvolvimento de projetos esportivos no RS. O diretor do Departamento de Fomento da SEL, Paulo César Verardi, apresentou a evolução dos projetos. "Em 2022, o número de projetos inscritos dobrou em relação ao ano anterior", informou. (Veja abaixo),
•2019- 149 projetos inscritos e 76 aprovados
•2020- 116 projetos inscritos e 91 aprovados
•2021- 318 projetos inscritos e 189 aprovados
•2022- 686 inscritos e 290 aprovados
Durante a programação, a equipe técnica abordou os seguintes temas: Noções básicas do Pró-Esporte, Capacitação rápida da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Capacitação sobre o passo a passo da documentação necessária para inscrição do projeto e Qualidade e mérito dos projetos.
O Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. Todos os projetos inscritos passam pela Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, que é um colegiado responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos regidos por seu Regimento Interno.
O programa é dividido em dois mecanismos de fomento. Pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que é realizada por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivo, e pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), com investimentos realizados pelo Estado via editais.
Texto: Ascom SEL
Edição: Secom