A Ford anunciou o fim da produção do Focus na planta de General Pacheco, na Argentina, a partir de maio de 2019, o que também encerra sua oferta no mercado brasileiro. O motivo é a baixa demanda pelo modelo, hatch e sedã. Aliás, os médios como um todo, principalmente os hatches, têm registrado acentuada queda nas vendas, frente ao crescente interesse pelos utilitários-esportivos.
Até agosto desse ano, foram apenas 2.210 emplacamentos do Focus hatch, posicionado entre o Chevrolet Cruze, na triste liderança de um segmento esvaziado, com 3.731 unidades vendidas, e o Volkswagen Golf, que registrou 2.072 emplacamentos. Esses três modelos vêm alternando o pódio do segmento nos últimos cinco anos. Para se ter ideia, em 2014 o Focus liderava os hatches médios, tendo vendido ao longo do ano 21.859 unidades, seguido pelo Cruze, com 17.049, e o Golf, com 16.118 emplacamentos.
Em 2015 a queda foi acentuada, mas o Modelo da Ford ainda encabeçava o segmento, totalizando 12.910 unidades. Neste ano, o Golf alcançou a segunda posição, com 10.063 emplacamentos, seguido pelo Cruze, com 9.117 registros. Em 2016 as vendas do segmento caíram pela metade, e, com apenas 6.766 emplacamentos, o Focus obteve a liderança novamente. A segunda colocação ficou com o Golf (5.966 unidades) e a terceira com o Cruze (3.587 registros). Em 2017 e 2018, o Focus Fastback (o sedã) registrou mais unidades vendidas que o hatch, porém, num segmento que tem mais representantes de peso, trata-se de uma participação muito pequena.
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Sucessor ainda sem previsão
Quando chegou ao mercado brasileiro, no ano 2000, o Focus era símbolo de prazer ao dirigir. Ele foi escolhido para substituir o bem sucedido Escort. Além do bom acabamento e do design interessante, o modelo oferecia bom desempenho, não só na interação entre motor e câmbio, mas pela ótima suspensão e direção. A segunda geração oi lançada em 2008, seguida pela terceira, em 2013.
A Ford não se pronunciou sobre um possível sucessor para o Focus, nem a respeito de um reposicionamento do restante da linha no sentido de ocupar o espaço deixado pelo modelo. Na Europa, o Focus já está na quarta geração (o vendido no Brasil ainda é o da terceira), que é muito mais sofisticada. Somando a isto os custos de importação de uma região fora do Mercosul, a venda dessa geração no Brasil é muito improvável.
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