Política Eleições 2022
Guilherme Pasin será diplomado como deputado estadual nesta segunda-feira
Diplomação dos novos deputados gaúchos acontece a partir das 17h, no Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre.
19/12/2022 08h00 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio

O ex-prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (Progressistas), será diplomado nesta segunda-feira, 19 de dezembro, como deputado estadual. A solenidade acontece a partir das 17h, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Será o retorno de um bento-gonçalvense às cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, após uma janela de 32 anos.

A posse de Pasin marca o retorno de um político de Bento Gonçalves ao cenário estadual. O ex-prefeito e agora deputado tem 40 anos e é formado em Direito e em Gestão Pública.  É casado com a dentista Cynthia Pasin e é pai de dois filhos, Ana Beatriz, seis anos, e Vicente, de dois. Em suas redes sociais, Pasin fez questão de dividir o momento de sua diplomação com os que votaram nele. "Não é a minha diplomação. Trata-se da nossa! Faço questão de dividir esse momento com cada um de vocês, que depositaram nas urnas a expectativa para que eu ajude o Rio Grande do Sul", escreveu o político. 

Guilherme Pasin (PP) foi forjado para ser político pelas mãos doex-prefeito e ex-deputado Darcy Pozza. Nas eleições de 2012, foi o prefeito mais jovem a ser eleito para administrar Bento Gonçalves. Repetiu o feito em 2016, quando foi reeleito com mais de 60% dos votos válidos. Conseguiu, em 2020, eleger seu sucessor, o então secretário de Saúde Diogo Segabinazzi Siqueira. 

Com a benção dos caciques do Progressistas, foi preparado para se eleger deputado estadual. Ficou dois anos viajando o estado, conhecendo pessoas e participando de reuniões políticas com diferentes grupos. A estratégia deu certo. Nas eleições de 2022, Guilherme Pasin foi eleito com 57.922 votos. Deste total, 26.803 foram conquistados em Bento Gonçalves, e 31.119 votos em outras cidades gaúchas. No Progressistas, Pasin ficou somente atrás de Silvana Covatti e Ernani Polo, sendo o 17º deputado mais votado. 

Continua após a publicidade