Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) localizada no município de Cristal, o Parque Histórico General Bento Gonçalves passará por melhorias em sua estrutura. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, assina, nesta sexta-feira (16/12), às 12h, a ordem de serviço que autoriza a realização de obras no local.
Os recursos são oriundos do programa Avançar na Cultura. Será assinado contrato entre a Sedac e a empresa Nikolas Aguiar da Rosa Eireli, no valor de R$ 480 mil. O diretor do parque, Eutálio Germano da Silva, também participará da assinatura.
Localizado na BR-116, km 423, em Cristal, o Parque Histórico General Bento Gonçalves foi criado pelo Decreto 21.624, em 28 de janeiro de 1972. A área é uma doação de terras feita por D. João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai do líder farroupilha Bento Gonçalves.
No seu interior foi construída, em 1976, junto às ruínas da casa em que o general Bento Gonçalves viveu parte de sua vida, uma réplica da original. Nela, existe um museu com objetos da Revolução Farroupilha (1835–1845).
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom
Mín. 15° Máx. 18°