Com o objetivo de combater a evasão escolar e fortalecer a permanência do aluno em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) orienta para que as escolas estaduais realizem, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, os “Estudos de Recuperação”. A iniciativa visa oferecer um plano de estudos para que os alunos possam, de forma individualizada, recuperar as aprendizagens necessárias para a continuidade da vida escolar e avanço de ano letivo. A ação, que envolve atividades como provas e trabalhos, será realizada com os alunos que apresentarem resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75%.
No Plano de Estudos de Recuperação devem ser indicados aos estudantes os materiais para estudo, podendo ser utilizados livros didáticos, plataformas de leitura, conteúdos da plataforma Google Sala de Aula, entre outros.
O supervisor e/ou a equipe diretiva ficará responsável pela organização das atividades presenciais, bem como garantir a execução do cronograma de estudos organizado pela escola.
Uma cópia do Plano de Estudos de Recuperação deverá ser disponibilizada à família do aluno, juntamente com o seu boletim de desempenho. A família também deve ser informada da necessidade do comparecimento do estudante nas atividades presenciais indicadas no cronograma, sendo esta a única forma de acesso à oportunidade adicional.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, avalia que os Estudos de Recuperação representam uma nova oportunidade para consolidar as aprendizagens, considerando a singularidade de cada estudante e a diversidade das causas determinantes das situações de recuperação.
“As oportunidades na escola são as mais importantes da vida dos estudantes. É preciso um olhar diferenciado para cada um deles. O contexto da pandemia já criou uma redução das competências cognitivas e socioemocionais, e se torna necessário avaliar os impactos sociais e socioeconômicos destes alunos no seu desenvolvimento pessoal e em seu futuro profissional”, destaca.
Ainda, de acordo com ela, o papel da educação Secretaria da Educação é de oferecer as condições de suporte para que os estudantes tenham continuidade na sua vida escolar.
“Temos uma diferença na sociedade que é notória e ela ocorre por nível socioeconômico e perfil racial. Precisamos garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, e nosso compromisso é de apoiar estes jovens em sua trajetória. Por isso, esta recuperação nos meses de janeiro e fevereiro é ainda mais importante para o próximo ano letivo”, conclui.
Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, a proposta de recuperação e avaliação entre os períodos letivos de 2022 e 2023 visa realizar um resgate das aprendizagens e permitir aos estudantes seu avanço escolar para o ano seguinte por meio da realização efetiva das atividades propostas nas escolas durante o período.
“A reprovação impacta negativamente na vida acadêmica e no aspecto emocional e social dos alunos. Por isso, é imprescindível que os diretores, professores e equipes das escolas orientem e estimulem os alunos a estudarem durante as férias de janeiro e fevereiro, a fim de concluírem devidamente as etapas curriculares para avançar de ano”, afirma.
Sobre os Estudos de Recuperação
Os estudantes que ficarem em recuperação não desenvolveram as habilidades e competências estabelecidas no Planejamento Anual ano de 2022 e, por isso, terão direito a um período para “Estudos de Recuperação” e oportunidade de avaliação das aprendizagens.
Para isso, deverá ser apontado no Conselho de Classe do 4º bimestre de 2022 quais as habilidades, competências e conteúdos de cada componente curricular que deverão ser retomadas no período de “Estudos de Recuperação”. O estudante receberá, ao final do ano letivo, com seu boletim de desempenho, a lista com o que precisa estudar e desenvolver para a continuidade dos seus estudos e as datas do período de recuperação.
Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom
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