Saúde Rio Grande do Sul
Governador em exercício e secretária Arita se reúnem com representantes de conselhos de saúde no Piratini
O governador em exercício, Valdeci Oliveira, se reuniu na tarde desta segunda-feira (12/12), no Palácio Piratini, com a secretária da Saúde, Arita ...
12/12/2022 19h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Governador em exercício, Valdeci Oliveira, e a secretária Arita durante a reunião no Piratini -Foto: Nabor Goulart / Secom

O governador em exercício, Valdeci Oliveira, se reuniu na tarde desta segunda-feira (12/12), no Palácio Piratini, com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e com representantes dos Conselhos de Saúde Nacional, Estadual e Municipais.

Depois de ouvir os relatos dos representantes de conselhos municipais, o governador em exercício e a secretária Arita destacaram a importância da articulação do Executivo estadual com entidades como a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) na divulgação e incentivo para a realização das conferências com a adesão da comunidade.

O governador em exercício destacou a sua afinidade com as pautas da saúde ao longo de sua trajetória como parlamentar e garantiu o encaminhamento da aproximação com a Famurs e o Cosems para conferir maior visibilidade às conferências municipais.

Outra pauta tratada durante o encontro foi a elaboração de políticas públicas de saúde para amparar vítimas de covid-19 que sofrem com sequelas físicas e emocionais causadas pela doença e pela perda de familiares. O deputado estadual Pepe Vargas, coordenador Frente Parlamentar em defesa das vítimas da covid-19, também esteve na reunião e falou sobre as informações colhidas em uma série de encontros regionais sobre o tema.

Continua após a publicidade

A secretária Arita ressaltou a importância da pauta e disse que o relatório produzido a partir das informações será analisado. A secretária reforçou ainda que políticas públicas para essa finalidade precisam ser pensadas de forma transversal e multidisciplinar, atendendo às diferentes demandas das vítimas e unindo saúde e assistência social a partir da identificação das suas necessidades.

Ainda no encontro, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, falou sobre a necessidade de ações conjuntas para atrair a participação da população nas conferências municipais de saúde

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom

Continua após a publicidade