Bairros Cadê a água?
Moradores da Zona Norte de Bento Gonçalves sofrem com onda de calor e falta d'água por mais de 3 dias
De sexta a domingo, moradores viram água nas torneiras por poucas horas. Corsan promete construção de um novo reservatório para atender a região da cidade.
12/12/2022 12h25
Por: Marcelo Dargelio
Consumidores da zona norte de Bento ficaram sem água desde a tarde da sexta-feira, 9 - Foto: Divulgação

A onda de calor que atingiu Bento Gonçalves nos últimos dias trouxe um probelma recorrente e que se arrasta por muito anos no município: a falta d'água. Moradores de praticamente todos os bairros da Zona Norte da Capital do Vinho sofreram três dias seguidos com as torneiras secas e o calor insuportável. A Corsan anunicou que irá construir um novo reservatório para atender a demanda daquela região da cidade.

Que mora nos bairros São Roque, Ouro Verde, Loteamento Bertolini, entre outros, ficou sem água desde a tarde da sexta-feira, 9 de dezembro, até a manhã da segunda-feira, 12 de dezembro. O whatsapp e as redes sociais do NB Notícias foram invadidos com mensagens dos moradores indignados com a falta de abastecimento. Muitas famílias tinham pessoas doentes que necessitvam de água para o tratamento e precisaram comprar galões em supermercados para não enfrentarem maiores problemas. "Nós tivemos que tinhar dinheiro do bolso para garantir água aqui em casa. Imagino as pessoas que não têm condições de fazer essa compra o que passaram neste final de semana, destacou uma moradora.

Segundo o gerente da Corsan, Marciano Dal Pizzol, o calor intenso fez aumentar consideravelmente o consumo de água, principalmente na zona norte do município. Além disso, houve estouro de tubulações que prejudicaram o abastecimento em diversos bairros. O gerente destacou que as equipes trabalharam intensamente para corrigir os problemas ocorridos, mas que, infelizmente, não conseguiram normalizar a situação de forma rápida. "A rede do bairro São Roque já vem trabalhando no limite e qualquer vazamento ocorrido já prejudica o abastecimento dos consumidores. Seguimos trabalhando no local com três equipes para minimizar este problema", destacou Dal Pizzol.

Construção de novo reservatório é esperança, mas só para 2023

Continua após a publicidade

Na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro, o prefeito Diogo Siqueira cobrou do gerente da Corsan um posicionamento da companhia para evitar que as faltas de abastecimento voltem a acontecer. Dal Pizzol informou que a construção de um novo reservatório para melhorar o abastecimento da Zona Norte. No momento, esta melhoria está em fase de projetos e deve entrar em processo licitatório somente no ano que vem. 

O gerente da Corsan destaca que a prefeitura de Bento Gonçalves já fez a doação de um terreno para a construção do reservatório. "O projeto deve entrar na lista de prioridades da companhia, mas não deve ficar pronto rapidamente, devido aos trâmites burocráticos de licitação", finalizou o gerente.