Na manhã desta sexta-feira, 9 de dezembro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os cinco primeiros ministros de seu governo, que inicia no dia 1º de janeiro de 2023. Lula decidiu antecipar em alguns dias o anúncio dos ministros para solucionar impasses com a Câmara, com as Forças Armadas e, ainda, para acalmar o mercado financeiro.
Foram anunciados nos nomes do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que comandará a Fazenda; o governador da Bahia, Rui Costa, que irá para a Casa Civil; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, que ficará à frente da Defesa, o senador eleito Flávio Dino, que será ministro da Justiça e o embaixador Mauro Vieira, anunciado como o novo chanceler. “Espero que Haddad fale sobre mercado, mas também fale das necessidades do povo”, disse Lula ao anunciar o nome do petista para comandar a equipe econômica.
Ainda nesta sexta-feira, 9, José Múcio Monteiro, futuro titular da Defesa, deve se reunir com Lula e os nomes dos militares que formarão a cúpula das Forças Armadas. O general Julio Cesar de Arruda deve ser o comandante do Exército; o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, da Aeronáutica; e o almirante Marcos Sampaio Olsen, da Marinha. No Exército e na FAB, foram escolhidos os mais antigos. Na Marinha, a indicação recaiu sobre o segundo há mais tempo na carreira. O comandante do Estado-Maior das Forças Armadas será o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
A escolha foi antecipada porque Lula recebeu a informação de que os atuais titulares das Forças deixarão os cargos ainda neste mês, como mostrou o Estadão. O fato obrigou o presidente eleito a agir rápido para evitar uma crise militar no início do governo.
Lula disse que o governo vai apresentar um balanço do que foi deixado por Bolsonaro. O presidente eleito disse que encontrou “um governo com o corpo muito grande e a cabeça muito pequena”. “É um governo que não preparou administração desse País, um governo que preferiu falar e não conseguiu resolver os problemas que é preciso”, comentou Lula.
Mín. 13° Máx. 29°