O Esportivo foi um dos primeiros clubes do Campeonato Gaúcho de 2023 a iniciar a pré-temporada. O trabalho do técnico Carlos Moraes sempre contou com a participação da bola nos treinos, reunindo todas as valências desde começo do período de preparação. No entanto, neste início de treinamentos, a preparação física dos atletas, comandada pelo profissional Cristiano Pozzer, teve um cuidado especial para avaliar o condicionamento dos jogadores visando homogeneizar o grupo para a competição estadual.
Na Divisão de Acesso, a preparação física foi significativamente comprometida pelo curto espaço de tempo para a pré-temporada. Muitos atletas que reforçaram o clube chegaram em meio à competição ou restando poucos dias para o início do campeonato. Alguns deles, por exemplo, desembarcavam em Bento Gonçalves e, em poucos dias, entravam em campo pela competição estadual.
Neste ano, devido ao significativo período de preparação, e com o grupo praticamente fechado, Pozzer pondera que a equipe estará melhor condicionada em relação à Divisão de Acesso. Na primeira semana foram realizados testes físicos para avaliar a condição de cada jogador para, então, criar um planejamento visando condicioná-los de forma homogênea para o Gauchão.
“O intuito é deixar o grupo o mais rápido possível de forma homogênea, equilibrar os atletas em todas as valências. Inicialmente fizemos as avaliações para saber em que nível os atletas estavam, alguns retornando e outros se apresentando. Cm base nesses testes conseguimos mensurar a condição de cada um e objetivas aquilo que se queria deles”, pondera o preparador físico.
Com três semanas de pré-temporada, Pozzer nota evolução no condicionamento dos atletas e espera que todos alcancem a sua melhor forma física para encarar o Gauchão, cujo calendário da primeira fase terá uma sequência de jogos em um curto período de tempo, com partidas no meio e nos finais de semana. “Planejamos as atividades, eles estão executando da melhor forma possível, com uma dedicação muito boa e muito grande, estamos bem contentes com o desempenho do trabalho deles. Conseguimos chegar acredito em torno de 40 a 50% de condicionamento igualitário de todos", explica Pozzer, que complementa:
"Temos mais algumas semanas até o primeiro amistoso e vamos começar a trabalhar com algumas partes mais específicas dos atletas nas suas valências. Vamos conseguir dar um ‘up’ no condicionamento individual para homogeneizar o grupo o mais rápido possível”, explica.
O primeiro amistoso do Esportivo está marcado para o dia 17 de dezembro, diante do Hercílio Luz, que disputa a primeira divisão estadual de Santa Catarina.
Mín. 13° Máx. 29°