O modelo mais vendido da Kia Motors no Brasil é o Sportage. O utilitário respondeu por metade das vendas da marca em 2015, mesmo com preços acima dos R$ 100 mil. Para se manter como o preferido entre os consumidores da marca, o modelo ganhou um design totalmente renovado e ainda mais esportivo em sua 4.ª geração, que acaba de chegar às concessionárias brasileiras.
Com a tabela iniciando em R$ 109.990 (LX), o carro sul-coreano está disponível em duas versões. Ambas com o motor 2.0 16V flex, de 156/ 167 cavalos e 18,8/20,2 kgfm (gasolina/ etanol). A transmissão é automática de seis marchas. A mais cara EX sai por R$ 134.990 e deve corresponder por cerca de 60% das vendas.
De acordo com José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, cerca de 400 unidades devem ser comercializadas por mês. “Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos porcentuais no IPI, o que nos dificulta amentar os volumes”, argumenta. Apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro do ano passado, o modelo passou por uma reformulação completa. Os novos faróis principais ganharam led e estão numa posição mais alta, não mais integrados à grade ‘nariz de trigre’, que também foi redesenhada.
Os faróis auxiliares também receberam iluminação em led. Na traseira, as lanternas estão menores e mais afiladas, acentuando os vincos do porta-malas. Mais espaçoso, o modelo está 4 cm mais longo no comprimento e 3 cm no entre-eixos comparado ao antecessor. O porta-malas saltou de 465 para 503 litros. A cabine está mais sofisticada, com muitos detalhes em cromado, como nas portas e nas saídas de ar-condicionado.
Preços, versões e principais itens de série:
Direção elétrica; ar-condicionado analógico; piloto automático; sistema de som com MP3/USB/AUX/Bluetooth; volante multifuncional; vidros elétricos; câmera de ré; e rodas de liga aro 17.
Incorpora faróis auxiliares de neblina com quatro lâmpadas em led; rodas de liga aro 19; ar digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico e lombar; partida por botão; computador de bordo; bancos em couro; volante em couro com paddle shift; spoiler traseiro; luz diurna em led; e teto solar panorâmico duplo ampliado. Oferece ainda airbags laterais e de cortina; assistência na partida em subidas; assistente de tráfego; controles de estabilidade e de tração; controle de frenagem na descida; sistema de assistência à frenagem; e o detector de ponto cego.
Mín. 14° Máx. 25°