Esporte Especial da Copa
O dia em que o Esportivo enfrentou a Seleção Brasileira
Em 1966, o alviazul recebeu em seus domínios a equipe que, posteriormente, representaria o país na “Taça Bernardo O’Hoggins”, no Chile.
06/12/2022 10h29 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: arquivo/Um Século Alviazul

No Estádio da Montanha, antiga casa do alviazul, diversos atletas de renome no futebol nacional desfilaram pelo gramado em confrontos diante do Esportivo. No dia 3 de abril 1966, o clube de Bento Gonçalves recebeu em seus domínios a Seleção Brasileira de Futebol. Na verdade, era a Seleção Gaúcha, a qual representou o Brasil na disputa da última edição da “Taça Bernardo O’ Hoggins”, no Chile.

Com as camisas oficiais do time principal da Confederação Brasileira de Desporto (CBD), atualmente denominada como Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a seleção encarou o Esportivo em um amistoso preparatório para o confronto diante dos chilenos. 

Na ocasião, o Esportivo entrou em campo com Caisé, Jauri, Jaime, Emílio Patussi e Cabo; Danilo e Alfredo; Gilson (Ari Silva), Sousa, José (Nilton) e Helinho. Já a Seleção Brasileira era escalada com Arlindo, Altemir, Aurio, Paulo Souza, Sadi, Cleo, Sérgio Lopes, Baba, Joãozinho, Davi e Volmir. O único gol da partida foi marcado por Birinha, a favor do time canarinho. 

No Chile, a Taça foi disputada pela última vez em dois confrontos entre Brasil e a seleção anfitriã. O primeiro confronto ocorreu no dia 17 de abril, em Santiago, com vitória da Seleção Brasileira por 1 a 0. Posteriormente, no dia 20 de abril, em Viña Del Mar, os chilenos levaram a melhor por 2 a 1. Com uma vitória para cada lado, o título foi dividido pelas seleções. 

Continua após a publicidade

As informações foram obtidas por meio do livro Um Século Alviazul, dos autores Fabiano Mazzotti e Alceu Salvi Souto.