Realmente, as pessoas perderam a noção do respeito e da compaixão e estão deixando a intolerância falar mais alto em todos os momentos. Até em uma festa de Natal, uma jovem, que fazia o papel de Mamãe Noel, teve que se retirar do evento devido a atos racistas. O fato aconteceu na cidade de Nova Prata.
De acordo com informações da Prefeitura de Nova Prata, a servidora, que é negra, foi convidada para ser uma das Mamães Noel no evento de abertura do Natal de Prata, realizado na noite da sexta-feira, 2 de dezembro, na Praça da Bandeira, área central do município. O convite ocorreu pela servidora ser muito querida por todos e considerada comunicativa e muito alegre. A solenidade marcou o início dos festejos natalinos na cidade.
Uma multidão de pessoas foi até o Centro para acompanhar os shows musicais e, principalmente, a chegada do Papai Noel. O "Bom Velhinho" chegou em uma caminhonete, acompanhado de várias Mamães Noel. Os atos começaram quando todos chegaram até a Casa do Papai Noel. Muitos pais que foram levar seus filhos ao encontro do Papai Noel, ficaram surpreendidos ao ver uma mulher negra como Mamãe Noel. A indiginação foi tanta que alguns não se conteram e desferiram palavras racistas contra a servidora pública.
Alguns moradores que viram a ação relatam que ouviram pessoas perguntando o que ela estava fazendo ali, que onde se viu ela estar vestida de Mamãe Noel. A partir daí, outras pessoas se encorajaram e começaram a ofender a servidora com manifestações racistas. O constrangimento foi tanto que a mulher foi obrigada a se retirar do evento, traumatizada com tantos xingamentos.
A Prefeitura de Nova Prata, através da Secretaria de Turismo, Esporte Cultura e Lazer, emitiu uma nota de repúdio pelo fato acontecido. Na nota, cita que, em tempos de inclusão, é inadmissível que pessoas ainda tenham atitudes descabidas, como o racismo. As primeiras informações são de que a servidora não reconheceu as pessoas que a xingaram durante o evento. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Confira a nota da Prefeitura de Nova Prata
NOTA DE REPÚDIO
A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata vem a público para manifestar o repúdio pela lamentável situação ocorrida na noite de sexta-feira, 02, durante a chegada do Papai Noel.
Convidamos uma das nossas servidoras para ser a Mamãe Noel naquela noite, por ser, dentre outras qualidades, carismática e alegre.
Naquela noite, momento em que as crianças se dirigiram para a Praça da Bandeira, no intuito de fazer um registro e abraçar o Papai Noel em sua casinha ali instalada, também estava a Mamãe Noel, que ouviu de pais e pessoas que ali chegaram, comentários preconceituosos e racistas, pela sua cor.
É realmente lamentável, nos tempos em que cada vez mais se prega inclusão, nos depararmos com estas situações descabidas e para agravar ainda mais, vindas de adultos e na presença de nossas inocentes crianças.
Um momento que deveria ser de pura alegria e encantamento, deixou traumatizada nossa Mamãe Noel, que a fez abandonar seu posto diante de tanto constrangimento.
O Natal tem todas as cores, todos os tamanhos de todas as pessoas que desejam fazer dos bons valores o brilho desta época.
Mín. 17° Máx. 24°