14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Já pensou em fazer um risoto de cachaça surpreendente?

Está é umas das receita de risoto inesquecível. Confira como preparar essa delícia!

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: DIVULGAÇÃO
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

De acordo com o Instituto da Cachaça (IBRAC), embora haja muitas histórias pitorescas sobre o marco zero da bebida no País, o certo é que a sua história se confunde com a do Brasil, tendo como protagonistas a cana-de-açúcar, o imigrante português e o escravo africano.  E foi a convivência desses povos que criou a bebida que tornou-se símbolo do modo de viver e do espírito descontraído do brasileiro. A primeira plantação de cana no Brasil foi feita em 1504, pelo fidalgo judeu de Portugal, Fernão de Noronha, para a exploração do pau-brasil. No livro "Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres", de Jairo Martins, autor que também é conhecido como "O Cachacista", apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça iniciou, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532. Ou seja, a cachaça também foi primeiro destilado da América Latina, antes mesmo do aparecimento do pisco peruano, da tequila mexicana e do rum caribenho.


CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!


Teor alcoólico da cachaça

A história da bebida destilada é muito boa, mas o sabor é melhor ainda. Os sabores, aliás, porque a cachaça tem vários tipos e métodos de destilação. E isso faz toda a diferença. O certo é que a cachaça deve possuir entre 38% e 48% de álcool e ter como base a cana-de-açúcar.


Risoto de Caipirinha


Ingredientes:


- 2 dentes de alho picados

- 1 punhado de arroz arbóreo por pessoa

- 1 a 2 litros de caldo de legumes

- 1 e ½ dose de cachaça artesanal

- Raspas de 1 limão Siciliano

- Suco de 1 limão Siciliano

- 50 gs de manteiga sem sal

- Parmesão fresco ralado a gosto.


Modo de preparo:


Coloque o caldo para ferver e, quando levantar fervura, deixe em fogo baixo.

Em outra panela, também em fogo baixo, coloque um fio de azeite, o alho picado e frite até dourar levemente. Despeje o arroz arbóreo e misture até que fique levemente transparente, por 3 minutos. Depois, acrescente uma dose de cachaça e misture até evaporar.


Aos poucos, coloque o caldo no arroz com uma concha e mexa até que seja absorvido. Quando o arroz estiver cremoso, prove para verificar se está “al dente”. Se estiver, desligue o fogo e acrescente o suco de um limão siciliano, meia dose de cachaça , sal e pimenta a gosto, além de um pedaço de manteiga, e misture. Para finalizar o prato, despeje as raspas de limão e o parmesão ralado na hora. Bom apetite!






* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários