14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Forte temporal provoca inundações e vários estragos em Bento Gonçalves

Bairros Eucaliptos, Imigrante e Vila Nova, entre outros, foram muito atingidos pela força das águas nesta sexta-feira, 2 de dezembro.

03/12/2022 às 07h58 Atualizada em 03/12/2022 às 08h28
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Rua Aristides Bertuol está interditada nos dois sentidos devido a deslizamento de terras - Foto: NB Notícias
Rua Aristides Bertuol está interditada nos dois sentidos devido a deslizamento de terras - Foto: NB Notícias

Um temporal de grandes proporções provocou inundações e vários estragos em ruas e casas de Bento Gonçalves na noite desta sexta-feira, 2 de dezembro. Alagamentos e destruição de grandes proporções provocaram vários momentos de tensão nos moradores de diversos bairros da cidade. Felizmente não há vítimas fatais e feridos graves nos incidentes registrados.

A chuva forte começou por volta das 21h e rapidamente foi provocando inundações em praticamente toda a Bento Gonçalves. O túnel de acesso ao bairro São João ficou inundado e os veículos não conseguiam passar pelo local. Na Rua Domênico Zanetti, no bairro Imigrante, várias casas foram invadidas pelas águas. O mesmo aconteceu nos bairros Borgo, Santa Helena e Licorsul, onde moradores passaram a madrugada inteira retirando móveis e retirando a lama de dentro de suas casas.

Porém, a situação mais grave ocorreu no bairro Eucaliptos. Várias casas foram inundadas pela força das águas e muitos moradores perderam praticamente todos os seus móveis e eletrodomésticos. A Rua Ari da Silva está totalmente interditada devido aos estragos. Parte de um barranco desmoronou sobre a Rua Aristides Bertuol, provocando a interdição da via nos dois sentidos. Uma família que estava em um automóvel passando pelo trecho escapou por pouco de ser atingida pelas pedras. Não há registro de feridos. Os moradores do trecho culpam as obras de construção da terceira pista, onde a empresa contratada pela prefeitura de Bento Gonçalves mexeu em todo a encosta do morro, retirando pedras e árvores, sem que nenhum tipo de contenção tenha sido feito no local. "Essa era uma tragédia anunciada. Sabíamos que quando viesse uma chuva forte esse morro ia desmoronar de alguma forma. Nós avisamos a prefeitura e os caras das obras que isso iria acontecer", relata um dos moradores indignados com a situação.

Cena de retirada de lama das casas se repetiu em diversos bairros de Bento Gonçalves - Foto: Divulgação 

 

Nos bairros Vila Nova II e III as ruas viraram rios, devido ao grande volume de água que desceu sobre as casas. Um muro de uma casa caiu e dezenas de casas foram invadidas pelas águas.  Moradores se revezavam para ajudar os vizinhos que tiveram maiores estragos em suas residências. 

Segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves, também houve estragos, queda de barreiras e alagamentos nos bairros Verona, Borgo, São João, Fátima, Fenavinho, Santa Helena, Imigrante e Loteamento Zanetti. As equipes do poder público trabalham em várias frentes para ajudar as famílias desde a noite da sexta-feira, 2. "Todos os esforços das equipes serão concentrados no trabalho de conserto das ruas e apoio às famílias que tiveram as residências alagadas", destacou a prefeitura em nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários