Apesar de ser considerado "chamativo" por muita gente, o neon está entre as principais tendências de beleza fora do Brasil e está tomando conta das unhas , cabelos e, claro, das roupas. Kylie Jenner e Kim Kardashian, por exemplo, fazem parte das mulheres que aderiram a uma (ou várias) peças de roupa neon para compor um look cheio de atitude.
Apesar de estarem fazendo bastante sucesso agora, não é a primeira vez que uma peça de roupa neon fica em evidência no mundo da moda. De acordo com Cris Valesin e Carol Secatti, especialistas da Versa Consultoria de Estilo, a energia da moda neon já havia ganhado destaque nas ruas durante a década de 1980.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Neste período, principalmente com a ascenção da era "Disco Music", alguns itens, como brilho, peças de lurex, ombreiras, vinis, plástico e, claro, neon, chamaram muita atenção. Com a volta da moda retrô e a inspiração para se vestir sendo encontrada em roupas das décadas passadas, não é estranho que coisas que já foram tendência voltem a aparecer por aí.
A moda vem seguindo, se olharmos profundamente, a repetição da moda dos anos 60, 70 e, agora, os anos 80, com pitadas já dos 90. Ela vem comunicando os principais elementos de cada época, como cores e formas, e foram sendo adaptadas para nós e as nossas exigências. Chegou a vez do neon dar o ar da graça, nos trazendo leveza, alegria, muita energia e vivacidade, e é disso que estamos precisando neste momento.
Quando o neon apareceu pela primeira vez foi como um movimento de rebeldia e uma forma de mostrar originalidade, tanto na forma de pensar como de vestir. Atualmente, estamos vivendo uma era futurista e essa é uma das grandes razões para cores tão vibrantes estarem em alta. Estamos falando muito de futuro, tanto em política, tecnologia e também na moda. A roupa neon também chega para contrapor as tendências anteriores e as cores pasteis que apareceram nas paletas de outono/inverno . O neon voltou a aparecer nas ruas em 2017, mas, na época, não chegou a fazer muito sucesso. Foi uma prévia, para nos acostumarmos com ela e arrasarmos nos looks do nosso verão brasileiro.
Nas passarelas, essa tendência já apareceu em apostas nas coleções de verão 2018 e inverno 2019. Além disso, as peças vibrantes estão muito em alta no verão dos Estados Unidos e Europa e não devem demorar para chegar por aqui, aparecendo principalmente nos editoriais de moda e nas roupas de academia.
As cores comunicam muito e até mesmo quem não é fã do neon, vai acabar aderindo alguma peça, mesmo que ela esteja no detalhe de um viés ou acessório, justamente, porque nos remete à ação, movimento, vivacidade. Por isso, é importante ficarmos ligadas nessa tendência, que é a grande aposta para trazer diversão ao visual nesta temporada.
Como aderir à moda da roupa neon?
A influência de celebridades, como as irmãs Kardashian/Jenner e outros artistas da indústria musical e do cinema, também entra no debate sobre a volta dessa tendência. Segundo especialistas, essas personalidades estão fazendo mais do que apenas incorporar as peças de roupa neon à moda cotidiana e também estão dando bastante foco ao "street style", ou seja à moda com pegada mais esportiva. Esse estilo está cada dia mais forte pelo conforto e as cores neon vem para deixá-los super criativos.
Para o dia-a-dia, porém, usar neon não é tão simples assim. Em ambientes menos formais, essas cores são fáceis e podem ser usadas no esmalte ou até na cor da blusinha, calça ou sapatos. Para ambientes formais, o que dizemos é para tomar muito cuidado, pois elas tiram a sobriedade do visual, então deixe para usar o neon em algum acessório no dia do 'casual day'.
Recomenda-se combinar uma cor neon num look camiseta e jeans, por exemplo, o que pode ser a melhor opção para um dia mais casual, mas realmente é importante se lembrar de que existem situações certas para usar esse tipo de look. São ideias para ambientes informais, mas a pessoa que usar também tem que ter uma personalidade ousada e ser arrojada o suficiente para carregar essa produção.
Qualquer pessoa pode usar o que quiser, porém é sempre interessante começar a inserir a moda aos poucos para ficar confortável. Se quer aderir à moda do neon, comece misturando essas peças neons com peças neutras ou jeans. Investir em acessórios também é uma boa alternativa, como bolsas, sapatos, brincos, colares e ate cor do esmalte.
Entretanto, isso não significa que o neon não possa ser transformado de "divertido" para "chic". Apostar em looks "all black", ou seja, composto inteiramente por peças pretas e colocar um casaco neon por cima, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Do mesmo jeito, apostar na cor vibrante e combinar essa peça com os acessórios e sapatos certos também podem trazer elegância.O look com todas as peças de roupa neon também é válido para aquelas mulheres que gostam de sempre estar acompanhando as novas tendências da estação, ou aquelas que já costumam usar esse tipo de cor no cotidiano.
Seguir um estilo "hi-lo", ou seja, misturar os estilos casual e o chique, também pode ser uma solução. Para seguir essa dica, basta incorporar apenas um item neon no visual ou, se for apostar no look completo, não abusar na maquiagem ou nos acessórios, para manter o equilíbrio.
A diversão é criar o equilíbrio das cores, usando o neon com o jeans em saias, calças, coletes, com tecidos leves como pede o verão, ou mais encorpados para dar peso ao look. Aproveite pra se jogar na criatividade, porque a moda é pra ser nossa ferramenta de comunicação e, também, de diversão.
Entenda seu estilo antes de usar uma peça neon (ou qualquer tipo de roupa)
Para aquelas que nunca usaram uma peça de roupa neon antes, mas está pensando em ousar nessa nova temporada, a dica é ir aos poucos. Comece nos detalhes e acessórios, assim você vai se acostumando com a energia da cor no seu dia-a-dia. Mas ainda mais importante é se conhecer e saber os seus gostos. Uma mulher que conhece o próprio estilo vai se sentir mais segura na hora de aderir à tendências como a da roupa neon. Quando conhecemos nosso estilo, fica mais fácil de entender se devemos ou não aderir às tendências.
Então, a dica antes de entrar de cabeça em algo novo é considerando sempre a própria personalidade, assim como os lugares que frequenta no dia-a-dia, como local de trabalho, por exemplo. Após isso, você conseguirá saber se é ou não para você. Não saia usando o que você não se sente bem de jeito nenhum. É importante colocar seu estilo e se sentir segura em primeiro lugar, sempre. Seguir a própria intuição para saber se realmente gosta dessa moda e das cores. Se você não é fã de peças coloridas, mas quer se aventurar nessa moda, comece por uma roupa de academia, um look esportivo ficará mais interessante e menos fora de contexto caso essa tendência não for do seu estilo.
Outra dica importante é lembrar que a moda sempre muda e é passageira, então antes de investir muito dinheiro em uma peça de roupa neon, analise quantas vezes ela pode ser usada. A moda tem que ser usada a nosso favor e não o contrário, mas só entendemos mais isso quando sabemos o nosso próprio estilo.
Para saber como investir o próprio dinheiro, diversos especialistas indicam apostar apenas 20% do guarda-roupa em tendências de moda . Dessa forma, os 80% restantes podem ser ocupados com peças versáveis, estratégicas e básicas, fáceis de serem combinadas entre si e que nunca deixam de fazer sucesso. Entretanto, quando uma nova moda surge por aí, também é a oportunidade perfeita para experimentar e sair da zona de conforto. Uma boa ideia é começar a pesquisar referências em sites como o Pinterest — que reúne bilhões de ideias de beleza, decoração, artesanato e moda —, por exemplo, ou se inspirar naquele artista que é considerado ícone da moda.
Aproveite todo o brilho das peças de roupa neon para mostrar poder de acordo com seu estilo. É hora de você usar a tendência para revelar sua autoestima e autoconfiança. Seja você e a sua força a principal tendência de todas as temporadas.
Mín. 15° Máx. 18°