As obras de revitalização da Via Gastronômica vão avançando e ganharam recentemente mais um atrativo. Depois da ampliação do calçamento em duas quadras, foram colocados os postes temáticos no local. Nesta segunda-feira, 28 de novembro, mais uma quadra entrará em obras e terá o tráfego de veículos interrompido.
De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, os trabalhos na Via Gastronômica irão avançar mais uma quadra nesta semana. O trânsito estará bloqueado na Rua Herny Hugo Dreher, no trecho entre a Rua Camilo Leindecker até a Praça Ismar Scussel (sentido da Corsan até a Igreja São Bento). O fluxo será redirecionado para as vias paralelas ao trecho, a partir da Avenida Presidente Costa e Silva. Estão previstas obras de drenagem, paginação de piso nas calçadas, iluminação em led, mobiliário e paisagismo. Pode haver mudança no cronograma, devido às condições climáticas.
Turistas de outras regiões e moradores da cidade gostaram da colocação dos postes temáticos na Via Gastronômica. Segundo Elton Soares, que veio de Nova Venécia, no Espírito Santo, para conhecer a Capital do Vinho, ficou encantado com a novidade. "Realmente está ficando de encher os olhos. Tomara que eles tirem os postes e os fios da rua, aí ficará melhor do que na Europa", destacou o turista.
O mesmo pensamento tem o bento-gonçalvense Rodrigo Alex Petroli. Segundo ele, após a colocação dos postes temáticos, a Herny Hugo Dreher ficou com outro visual. Ele acredita que a prefeitura deveria investir na retirada dos postes e fios, a fim de tirar a poluição visual do trecho. "Sei que não é algo fácil e haverá muitas reclamações. Mas, assim como a Via del Vino, a Via Gastronômica viraria o principal ponto turístico da cidade sem essa fiação toda", destacou o morador.
Apesar do desejo de turistas e moradores, pelo menos neste primeiro momento a retirada dos fios não deve acontecer. Essa é uma obra complexa e a prefeitura de Bento Gonçalves não previu essa ação, apesar do investimento superior a R$ 5 milhões na revitalização.
Mín. 14° Máx. 25°