Saúde Rio Grande do Sul
No Dia Nacional do Doador, Hemocentro homenageia entidades e empresas que colaboram com campanhas
Entidades, empresas e órgãos públicos participam ativamente das campanhas de doação ao estimular que funcionários, servidores e seus amigos e famil...
25/11/2022 18h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Homenageados com o certificado posam junto com o Hemotchê, mascote do Hemocentro -Foto: Ana Imperatore / SES

Entidades, empresas e órgãos públicos participam ativamente das campanhas de doação ao estimular que funcionários, servidores e seus amigos e familiares colaborem, possibilitando que 250 mil transfusões de sangue sejam feitas todos os anos no Estado.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta sexta-feira (25/11), o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) homenageou 130 entidades e empresas com um certificado, reconhecendo sua contribuição para ajudar a manter os estoques de sangue.

“Este dia celebra e homenageia a pessoa mais central, a doadora de sangue”, disse a diretora do Hemocentro, Kátia Brodt, durante a homenagem. “Sem a ajuda e a colaboração destas pessoas, muitas vidas seriam perdidas. Hoje, no Dia Nacional do Doador de Sangue, temos todos os motivos para valorizar as atitudes solidárias que nos auxiliam a ajudar quem precisa”.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, lembrou as vidas salvas pelas doações no Rio Grande do Sul. “Na saúde, sangue é algo que não podemos comprar. Por isso, hoje queremos estar com vocês para poder dizer ‘obrigado’ em nome de milhares de pessoas”.

Continua após a publicidade

Ela mesma doou sangue no Hemocentro após participar da cerimônia e, em clima de descontração, recebeu a visita do grupo Palhaços da Alegria, um dos homenageados. "É uma alegria imensa. Temos oportunidade agora no período da copa de ver o golaço de Richarlison", disse.

"Eu não sou craque de bola, mas posso ser aquela que marca o gol da doação. Convido todo mundo a ser um atleta nessa Copa e procurar o Hemocentro mais perto de casa e cumprir esse ato de amor, que salva vidas e faz a diferença para que as pessoas possam ter sua saúde recuperada”.

Representantes do Grêmio e do Internacional, do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), Instituto Unimed, das Lojas Quero-Quero, da Escola do Serviço Penitenciário, Faculdades Estácio de Sá e Moinhos e Movimento Paz, entre outros, estiveram entre os representantes que participaram da cerimônia no Hemorgs.

A programação festiva contou com apresentação no Hemocentro da Escola de Samba Bambas da Orgia.

Continua após a publicidade

Texto: Alexandre Rodrigues / SES
Edição: Secom