Comer e Beber Boa Notícia
Bento-gonçalvense ganha prêmio de Chef Revelação da Serra Gaúcha
Vágner Mallmann Paim, do Elã Cozinha Contemporânea, foi eleito na premiação da Revista Sabores do Sul
24/11/2022 12h35 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Ao lado da esposa, a sommelière Priscila Pena, o chef Vagner comemorou a conquista - Foto: Revista Sabores do Sul

O chef bento-gonçalvense Vágner Mallmann Paim recebeu, na última segunda-feira, dia 21, o prêmio de chef revelação da serra gaúcha. O reconhecimento, concedido pela revista Sabores do Sul, tem seus vencedores definidos por votação popular. Ao todo, a 15ª edição da premiação teve mais de 170 mil votos. 

Aos 28 anos, ele possui formação como cozinheiro pelo Senac, além de ser graduado em gastronomia pela Feevale e possuir MBA em gestão empresarial  pela FGV. Nos primeiros anos de carreira, o chef fez parte da equipe de um dos restaurantes mais premiados da região: o Valle Rústico. 

Inspirado nos chefs Francis Mallmann, Helena Rizzo e Alex Atala, o chef Vágner tenta unir suas três principais referências: "meu pai sempre despertou em mim o interesse pela culinária campeira, minha mãe trouxe para dentro de casa o sabor da cozinha alemã e, como bento-gonçalvense, tenho desde sempre o gosto pelos pratos italianos. Nosso cardápio autoral traz à tona o melhor dos três mundos", descreve. 

Elã Cozinha Contemporânea

Continua após a publicidade

Ao lado da esposa, a sommelière Priscila Pena, o chef Vagner é idealizador do restaurante Elã, que funciona desde 2018 em Bento Gonçalves. É ali que ele busca imprimir seu estilo de culinária. O cardápio do restaurante, renovado em setembro, valoriza a combinação de ingredientes nativos e releituras de pratos típicos do Rio Grande do Sul.  

De segunda à sábado, o restaurante oferece jantar à la carte que contam com pratos como o canolli de butiá e araçá, o aligot de aipim com queijo serrano, o crocante de polenta com tartar de filé, a cucabrownie e o bolinho de costela com maionese de crem, que são exemplos da versatilidade da culinária apresentada no novo cardápio do Elã. 

O destaque especial fica por conta dos cortes especiais e da qualidade premium das carnes. Pratos como o prime rib com blackrub, o assado de tiras e a costelinha suína ao molho barbecue de araçá são indispensáveis para quem quer apreciar o melhor da culinária campeira com um toque regional. 

Continua após a publicidade

Os cortes especiais também são a estrela do Festival de Carnes. Também servido nas noites de segunda à sábado, o menu inclui uma sequência de assados. Os pratos podem ser repetidos de acordo com a vontade do cliente. 

Também de segunda a sábado, o restaurante oferece o Almoço Executivo. São 8 opções de pratos principais, que incluem frango à parmeggiana, estrogonofe de camarão e entrecot grelhado; 5 opções de acompanhamento, sobremesa e acesso liberado a mesa de entradas, com saladas e estação de bruschettas. 

É justamente a união entre variedade e qualidade que ajudou o bento-gonçalvense a conquistar os eleitores da premiação. "Esse reconhecimento ajuda a mostrar que estamos no caminho certo. Sinto que estou vivendo a minha melhor fase dos meus 10 anos de profissão. Servir aos clientes os sabores que fazem parte da história de diversas famílias da região é uma responsabilidade e um orgulho enorme", completa o chef. 

Todas as opções de almoço e jantar podem ser apreciadas com o acompanhamento dos melhores vinhos gaúchos em um ambiente climatizado ou mesmo na tranquilidade do deck coberto. O Elã está localizado na rua Herny Hugo Dreher, nº 204, em frente ao Dall'Onder Grande Hotel. As reservas podem ser feitas pelo (54) 9.9240 5239.