O Esportivo apresentou oficialmente, na manhã desta terça-feira (22), no Estádio Montanha dos Vinhedos, o elenco que vai vestir as cores do alviazul no retorno do clube à elite do futebol gaúcho, em 2023. Com novidades no plantel, a equipe comandada por Carlos Moraes iniciou as atividades de pré-temporada com vistas para o Campeonato Gaúcho, no qual o time de Bento Gonçalves estreia diante do São José, em casa, no dia 14 ou 15 de janeiro.
Grande parte do elenco já havia sido anunciada pela direção. No entanto, a apresentação contou com novidades, com novos atletas remanescentes renovando contrato para 2023 e com reforços oriundos de outros estados. Ao todo, 12 jogadores do elenco que se sagrou campeão da Divisão de Acesso deste ano seguem no clube para a próxima temporada.
A maioria dos atletas que reforçam o clube nunca jogou no futebol gaúcho. É o caso dos zagueiros Cleyton, ex-Carlos Renaux-SC e Jean Pablo, ex-Lemense; do volante Vitão, ex-Duque de Caxias-RJ; do meia Diego Luís, ex-União Luiziense-SP; e dos atacantes Richard, ex-Portuguesa-SP, o qual tem passagem pela base do Corinthians-SP, e Vinícius Urbano, ex-Hercílio Luz-SC.
Na defesa, o Esportivo aposta na experiência, a maioria deles com mais de 30 anos. Já no setor ofensivo, uma mescla entre jovens atletas e jogadores com uma maior bagagem no futebol integram o meio de campo e o ataque do alviazul. Até o momento, a média de idade do plantel alviazul é de 26 anos.
Conforme o técnico Carlos Moraes, o Esportivo segue no mercado para buscar novos reforços para integrar o elenco alviazul. O treinador salientou que, desde que renovou o seu contrato com o Esportivo não mediu esforços para analisar atletas por meio de critérios minuciosos para formar um plantel competitivo.
“A formação do elenco começou quando terminou a Divisão de Acesso e nós entramos em um acordo para eu permanecer, com todo meu staff, que trabalha em cima da busca de informações. Não tem como trabalhar diferente. Hoje em dia está muito fácil de analisar um atleta, pois temos muitos contatos. Cada jogador foi analisado dentro de um perfil que traçamos como competitivo para a próxima temporada”, pondera o técnico alviazul.
O comandante do time de Bento Gonçalves também salientou a importância de manter uma base do grupo de atletas que conquistaram o título da Série A2 deste ano. “Priorizamos manter uma base de jogadores, que já conheciam o clube, o método de trabalho que temos aqui, e o conhecimento da divisão que jogaremos, pois acreditamos que não dá para começar nada do zero. Nos atletas que vieram de fora, a análise foi muito importante para que pudéssemos bater o martelo”, destaca.
O Esportivo conta com quatro amistosos preparatórios já encaminhados para a sua pré-temporada, dois diante do Caxias e outros dois contra o Hercílio Luz-SC. As datas serão divulgadas em breve pela direção. Nos próximos dias, novos atletas devem reforçar o clube e integrar o elenco na pré-temporada visando o Gauchão de 2023.
Elenco do Esportivo para a temporada 2023:
Goleiros: Rafael Copetti, Guilherme Prezzi (ex-Passo Fundo), Cauã Michelsen e Bruno Quadros (ex-Aimoré);
Zagueiros: Cleyton Meirelles (ex-Carlos Renaux-SC), Tairone e Jean Pablo (ex-Lemense-SP);
Laterais: Magal, Márcio Lima, Gabriel Kunz e Roger Deniro (ex-Metropolitano-SC);
Volantes: Vitão (ex-Duque de Caxias-RJ), Hippolito, Fabrício Lusa, André Oliveira, Germano (ex-Glória) e Nathan Dutra;
Meias: Diego Luis (ex-União Luiziense-SP) e Cris Magno;
Atacantes: Richard (ex-Portuguesa-SP), Vinícius Urbano (ex-Hercílio Luz-SC) e Guilherme Farias