No último evento institucional do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) deste ano, o reconhecimento a trajetórias marcadas pelo empreendedorismo foi valorizado de modo a enaltecer não apenas essa caminhada, mas também de compartilhar com empresários inspiração para um 2023 promissor.
Esse contexto ganhou evidência com a entrega do prêmio Dom Empreendedor ao empresário do ramo de transportes Irani Bertolini e com a realização do painel “A comunicação e o tempo no desafio de empreender”, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI Serra Gaúcha), que também aproveitou a ocasião para homenagear profissionais da comunicação. A solenidade ocorreu na noite de 21 de novembro.
Instituído em 2018 como forma de homenagear empresários cujo legado contribuíram para o desenvolvimento da Serra, o Dom Empreendedor foi entregue pela presidente do CIC-BG, Marijane Paese, ao vice-presidente da empresa e filho do fundador, Paulo Cesar Bertolini, representando o homenageado no ato.
A grandeza do empreendimento de transporte rodo fluvial, com matriz em Manaus, 25 filiais espalhadas em vários Estados e 2.184 frotas próprias, chama a atenção. “Esse é um negócio que tem uma trajetória impressionante. Que a Transportes Bertolini seja exemplo para todos nós de que o empreendedorismo não encontra limites, não encontra barreiras”, continuou.
Mesmo sem estar presente no evento por conta de compromissos já assumidos, Irani enviou uma mensagem por vídeo para agradecer o prêmio. “Sempre digo que o maior patrimônio que eu consegui na vida foi o respeito das pessoas, o conceito de nossos clientes, porque isso não se compra, se conquista com muito trabalho”, disse.
Membro do conselho da empresa, Paulo Caleffi destacou a visão inovadora que norteia os negócios conduzidos por Irani e sua simplicidade. “Irani Bertolini sempre foi a mesma pessoa, ele educou a todos nós na empresa a termos especialmente uma coisa, respeito à equipe. O que ele formou ao redor dele foi muito mais do que uma equipe, ele formou uma família”, contou.
A Transportes Bertolini foi fundada em 1978 depois que o então motorista de caminhão Irani Bertolini, em sua primeira viagem a Manaus, ouviu relatos sobre as dificuldades de as mercadorias do Sul, especialmente móveis, chegarem à capital amazonense sem avarias. Natural de Garibaldi, Irani havia iniciado sua carreira 10 anos antes, seguindo a profissão do pai, que transportava mercadorias com carreta tracionada por mulas na década de 1940. Na região norte do Brasil, onde os rios substituem as rodovias, a Transportes Bertolini utiliza cinco propulsores de barco, 316 balsas e 66 empurradores no transporte fluvial de carga geral e graneis.
Parte desta frota fluvial desenvolve atividades no transporte das safras agrícolas de grãos, especialmente soja e milho destinados à exportação, com volume estimado em 5,7 milhões de toneladas neste ano. Na esteira da Transportes Bertolini, outros empreendimentos surgiram ao longo dos anos. Hoje, são nove negócios, incluindo desde empresas ligadas ao ramo de transportes a outras relacionadas aos segmentos imobiliário e agropecuário, empregando no total cerca de 5,2 mil colaboradores.
O Dom Empreendedor junta-se a outras diversas condecorações concedidas ao empresário pelas mais diferentes entidades do país. Entre elas, Irani Bertolini recebeu distinções como os títulos de Cidadão do Pará, da Assembleia Legislativa; e de Cidadão do Amazonas, do Governo do Estado; a Medalha do Mérito Mauá, do Ministério dos Transportes; o Diploma de Amigo da 12ª Região Militar do Amazonas e a Medalha do Comando Militar do Amazonas pela relevância dos serviços prestados ao Estado; e a Medalha do Mérito Industrial, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou a capacidade empreendedora de Irani Bertolini por transformar a vida das pessoas. “É uma empresa que gera grande riqueza para toda a sociedade, na forma de impostos, é uma grande honra para Bento Gonçalves”, disse, destacando também a importância da imprensa profissional. “É uma voz forte que tem o papel de ser o fiscalizador da opinião pública”, falou.
A importância da comunicação ao empreender
Esse mesmo empreendedorismo de Irani Bertolini que tanto transformou vidas e realidades pelo país seguiu dando a tônica do encontro: três painelistas levaram o tema para o debate promovido pela ARI Serra Gaúcha, a partir da ótica da importância da comunicação no ato de empreender. O debate reuniu o jornalista e apresentador do RBS Notícias, Elói Zorzetto, a presidente da ARI Serra Gaúcha, Vania Marta Espeiorin, e a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Em sua participação no painel, Zorzetto falou sobre os desafios de fazer jornalismo e das mudanças pelas quais a comunicação tem passado. Agradecido pelo troféu recebido na categoria Nacional/Estadual da ARI Serra Gaúcha, o âncora do RBS Notícias se disse emocionado pela distinção. “É um dos prêmios mais especiais que recebi, porque tenho muito apreço por essa região e orgulho de minhas origens”, disse o jornalista, nascido no interior de Veranópolis. Ele também destacou como a educação tem a contribuir com o empreendedorismo. “Empreende quem educa e quem se educa, porque educação é a base, é o fundamento. Quem investe em educação, com certeza está vivendo um empreendimento cada vez melhor no seu futuro e no futuro da sociedade”, comentou.
Homenagens nos 20 anos da ARI Serra Gaúcha
A noite de reconhecimentos no CIC-BG também rendeu homenagens a diversos profissionais da comunicação com atuação no Estado e na região. A entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha destacou nove jornalistas, publicitários e relações-públicas, demarcando a abertura de outra comemoração: os 20 anos de atividade da entidade de comunicação na região.
Além de Zorzetto, outros profissionais, muitos com atuação em Bento Gonçalves, receberam a distinção. Fabiano Mazzotti recebeu no quesito Imagem; Gerson Luis Lenhard na área de Radiojornalismo; e Viviane Somacal e Vania de Moura foram agraciadas em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, respectivamente, enquanto Itacyr Giacomello recebeu o troféu pela Contribuição à Comunicação. Nascida em Nova Prata, mas com maior atuação em Caxias do Sul, Rosilene Pozza ganhou a homenagem na categoria Jornalismo Impresso e Digital. Completando a lista de condecorados estão Oli Paz, em Audiovisual; e Elisa Postal, em Publicidade e Propaganda e Marketing.