Um dos prédios centenários de Bento Gonçalves está de cara nova e inteiramente revitalizado. O prédio da subprefeitura de Tuiuty será transformado em um centro cultural. A previsão da prefeitura é de entregar a revitalização do prédio no mês de dezembro.
Foram mais de dois anos de obras. Inscrito na Lei do Incentivo a Cultura do Estado, o projeto de reabilitação do edifício foi aprovado com valor de R$865.581,53, e mais um aporte obrigatório de 10% do município. A edificação foi desativada em 2008, por conta de suas condições precárias de conservação.
De acordo com o coordenador da obra, Álvaro de Oliveira Gois, o processo iniciou com a remoção dos rebocos internos e externos, encanamento hidráulico e estrutura metálica do telhado. Agora, será finalizado o telhado e feita a colocação do assoalho e ao mezanino". O diretor-presidente da Construvias, Marco Antônio da Silva, observa que a obra do Centro Cultural Tuiuty foi desafiadora. "Foi um processo em que pesquisamos todos os materiais que foram utilizados naquela década com as demandas necessárias da atualidade. Mandamos fabricar tijolos especiais da década que foi construído o prédio, que não se encontra mais hoje. É o caso da torre do elevador que foi feita especialmente com um material que foi utilizado naquela época", explicou Silva.
Localizado na Estrada da Uva e do Vinho, o Centro Cultural Tuiuty irá contar com contará com sala multiuso, salas de oficinas, leitura e de acervo, depósitos, recepção, sala de administração e elevadores para acessibilidade. O novo prédio servirá para promover ações e atividades relacionadas a cursos, oficinas, ao desenvolvimento sustentável e à gestão e institucionalidade da cultura.. Durante sua trajetória, abrigou frigorífico, casa comercial, residência do subprefeito em 1994 e subprefeitura.