14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Artista plástica promove exposição sobre o importante empresário Moysés Luiz Michelon e Bento Gonçalves

A jovem artista plástica, Julia Pasquali, conta 80 anos de histórias em 22 dois desenhos que abordam a trajetória desta grande figura na construção do Vale dos Vinhedos e da cidade. A abertura da exposição "Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino" ocorre nesta terça-feira, 22 de novembro, no Museu do Imigrante. Entrada gratuita.

20/11/2022 às 13h04 Atualizada em 21/11/2022 às 12h05
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Julia conheceu o empresário quando ele mesmo a convidou para expor suas obras no Hotel Villa Michelon em 2017. Crédito: Divulgação
Julia conheceu o empresário quando ele mesmo a convidou para expor suas obras no Hotel Villa Michelon em 2017. Crédito: Divulgação

A arte consegue conectar as pessoas de diversas maneiras, seja em palavras, gestos ou imagens. E quando um ciclo é encerrado, ele pode ser eternizado por aqueles que ficam e foi isso que a artista plástica bento-gonçalvense de apenas 19 anos, Julia Pasquali, decidiu fazer na sua nova exposição "Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino" que resgata as principais memórias de um grande empresário que foi marcante para a história da cidade, Moysés Luiz Michelon, que faleceu com 83 anos em 2017. A abertura da mostra ocorre nesta terça-feira, 22 de novembro, às 19h, no Museu do Imigrante. Entrada gratuita. 

A jovem artista conheceu o empresário quando foi convidada por ele mesmo para expor suas obras no Hotel Villa Michelon. "Em 2017, tive a honra de conhecer o Sr. Moysés Michelon através de um convite feito por ele mesmo para expor em seu hotel no Vale dos Vinhedos. Nesse meio tempo, nossas conversas se tornaram mais frequentes e eu sempre fiquei admirada em ouvi-lo falar com tanto amor sobre suas histórias," relembra Julia.

Alguns meses após a morte do Sr. Moysés, Julia decidiu, juntamente com uma das filhas do empresário, Elaine Michelon, realizar uma exposição sobre a trajetória de vida dessa figura tão importante para Bento Gonçalves. "Meses após seus falecimento, voltei ao hotel para conversar com a Elaine sobre uma próxima exposição e em uma de nossas conversas, uma ideia surgiu: por que não eternizar uma história? Era fato, eu possuía um grande respeito e admiração por aquela família, pois abraçaram meu trabalho sem nem ao menos me conhecerem. A gratidão transbordava em meu coração e eu sentia a necessidade de fazer algo a eles e por aquela história que o Sr. Moysés contava com tanto orgulho. E foi ali, no fim de 2018, que a ideia nasceu, colocada em prática no início de 2019, através de uma busca por fotos, relatos, histórias, momentos que marcaram não só o Sr. Moysés, mas todos aqueles que fizeram parte de sua vida e trajetória," explica a jovem. 

Julia se emociona ao contar um pouco mais de sua relação com a família Michelon. "A Elaine, acima de tudo, é uma grande amiga (praticamente uma mãe para mim) e ela foi a minha maior colaboradora e incentivadora, não só da exposição, mas do meu trabalho em si. Sou muito grata a ela por tudo isso," revela a artista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A técnica artística que Julia trabalha é a de realismo, então todas as obras foram produzidas a partir dela com lápis e aquarela, trazendo muito sentimento e 80 anos de histórias em 22 desenhos. "A exposição de desenhos "Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino" tem como objetivo o resgate histórico das principais memórias de Moysés Luiz Michelon, abordando uma em especial: a festa em homenagem a uva e ao vinho do município, enaltecendo para a comunidade bento-gonçalvense a história de um grande mentor para a cidade e a importância dessa festa para a nossa história. Por cerca de 22 obras, o visitante da mostra irá se deparar com releituras de momentos que marcaram mais de 80 anos de histórias. Todos os desenhos e pinturas serão acompanhados de textos que relembram acontecimentos especiais de cada período das edições da festa e da vida do Sr. Moysés," destaca Pasquali. 

A abertura da exposição será realizada nesta terça-feira, 22, no Museu do Imigrante, às 19h, e seguirá até o dia 22 de janeiro de 2023 para visitação. Nesse momento, será realizado um pequeno coquetel e uma conversa de Julia com os visitantes e imprensa. As obras não estarão a venda e após a circulação da mostra, elas serão destinadas para a Elaine Michelon, a fim de serem utilizadas para um futuro memorial de Moysés Michelon.

A exposição de desenhos "Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino" tem o patrocínio do Hotel Villa Michelon e apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Cia do Vidro, News Time projetos visuais, K’Peccato doceria, Vallontano Risoteria e café, Tecnodance sonorização e eventos e Fórmula Prática. 

Sobre a artista Julia Pasquali

Julia Pasquali tem 19 anos e é natural de Bento Gonçalves, onde atua como artista plástica, especialista em desenhos na técnica realista, seu trabalho transita entre criações a lápis, aquarela e nanquim. Iniciou sua carreira artística de forma autodidata, após a descoberta de um problema de saúde, aos 9 anos.

Atualmente, Julia já realizou 5 exposições de diferentes temáticas, as quais já passaram por vários locais na cidade e no estado.

A artista também atua como palestrante, onde leva o tema arte e educação em diferentes palestras para crianças, jovens e educadores brasileiros, mostrando sua vivência e contribuindo para a expansão da cultura por onde passa.

Em seu acervo privado, a artista conta com ilustrações cedidas para revistas e eventos, além de suas obras espalhadas por diversos estados do Brasil, assim como obras personalizadas em lettering e desenhos em paredes.

Sobre o empresário Moysés Luiz Michelon

O empresário era proprietário do Hotel Villa Michelon e também foi um dos criadores do roteiro turístico do Vale dos Vinhedos, foi o responsável pela criação da Bandeira e do Hino de Bento Gonçalves e além disso, é um dos fundadores da Fenavinho.

Serviço:

Exposição: “Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino”

Local: Museu do Imigrante (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto, Bento Gonçalves/RS)

Abertura: 22 de novembro, às 19h

Encerramento: 22 de janeiro de 2023

Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h

Entrada gratuita. 

Registro de algumas das obras que estarão expostas a partir de terça-feira, 22. Crédito: Jeferson Soldi

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários