Negócios Culinária italiana
Bento ganha restaurante com inspiração familiar e resgate histórico
Empreendimento, localizado na Avenida Planalto, inaugura nesta quinta-feira, 24 de novembro, promovendo um mergulho na história de vida de Antônio Francisco Maso, mais conhecido como Nono Maso, que foi um dos maiores expoentes da cultura italiana na região.
20/11/2022 01h45 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Fotos: Kévin Sganzerla

A partir desta quinta-feira, 24 de novembro, Bento Gonçalves ganha uma nova opção em sua tão qualificada gastronomia. Abre as portas a Casa Nono Maso, espaço que une inspiração e tradição familiar, delícias gastronômicas e um resgate histórico da culinária italiana. O restaurante fica na Avenida Planalto, quase esquina com a Rua Tietê, no bairro São Bento. O espaço funcionará preferencialmente à noite, com espaço para happy hour e jantar em família. 

Com o objetivo de honrar as raízes italianas, amplamente difundidas por quem inspirou o nome do empreendimento, Antônio Francisco Maso, popularmente conhecido como Nono Maso, o local terá como carro chefe pizzas e massas típicas italianas. Além disso, fazendo jus aos costumes de quem foi símbolo da imigração italiana e que sempre preservou a união familiar, o ambiente prima pelo aconchego em um espaço ideal para toda a família. 

Além das pizzas e massas, também serão servidas tábuas de frios, perfeitas para um happy hour, além de drinks e vinhos selecionados. O ambiente oferece uma área externa com mesas e sofás. No seu ambiente interno, o local estampará imagens, homenagens e objetivos que retratam a trajetória de vida de Nono Maso. 

No cardápio, um dos principais diferenciais será a utilização da farinha italiana nas pizzas, oferecendo um paladar típico italiano. “Utilizaremos uma farinha italiana, que é mais leve e pura. A farinha nacional é muito boa, mas não é uma farinha voltada para o pizzaiolo trabalhar. É um dos maiores Moinhos do mundo e são duas famílias que, há sete gerações, continuam produzindo, então a escolha também parte dessa valorização pela tradição familiar”, comenta sócio proprietário Jeferson Scuzziato.

Continua após a publicidade

O ambiente aconchegante fará jus ao que Nono Maso prezava em sua família. “Ele preservava muito a família, a união, estar junto na mesa, sempre rezavam o rosário, e gostava muito de comer. E ele sempre levou isso na bagagem, prezando pela união familiar, de estar próximo dos filhos, dos netos”, pondera a sócio proprietária Cleuci Paloschi Maso. “Vamos acolher a todos em um ambiente familiar, aconchegante, calmo, para a família conversar, jantar com calma. Será um espaço para toda a família”, complementa Jeferson.  

Sócios-proprietários tiveram a aprovação dos filhos do Nono Maso para batizar o nome do empreendimento

 

O resgate histórico de um dos símbolos da Imigração Italiana

Continua após a publicidade

O legado construído por Nono Maso, um dos maiores entusiastas na divulgação dos costumes e da tradição italiana na região, permanece vivo até hoje. Ao se tornar um símbolo da imigração, com sua gaita e com o seu prazer em cantar, Nono Maso foi homenageado de diversas formas. Agora, a sua trajetória serviu de inspiração para a família Maso resgatar a sua história por meio do surgimento do empreendimento.

Durante praticamente toda sua trajetória de vida, Nono Maso se dedicou em difundir os costumes e a tradição italiana, seja através do seu conhecimento como de suas músicas e cânticos italianos. Com a sua gaita, espalhava alegria com a sua jovialidade. 

De acordo com o neto de Nono Maso e sócio proprietário do empreendimento, Arnaldo Maso, o seu avô sempre foi apaixonado pela música típica italiana. “A paixão dele pela gaita começou logo cedo, em Pinto Bandeira, onde morou e formou a sua família de seis filhos, todos homens. Com apenas 18 anos começou a ter intimidade com o acordeon, sempre tocando músicas de origem italiana”, relata. 

Rua da Pipa Pórtico, na entrada de Bento Gonçalves, recebeu o nome de Nono Maso

 

Em 1939, quando surgia a Todeschini, Nono Maso adquiriu o primeiro acordeon fabricado pelo fundador da fábrica, Luiz Matheus Todeschini. Começou a tocar em festas, casamentos, eventos e também na Maria Fumaça. Posteriormente, fundou o primeiro coral de Bento Gonçalves, o Coral Botafogo, que atualmente é nomeado como Coral Imigrante, o qual segue ativo desde os tempos atuais. 

Sempre com o sorriso estampado no rosto e com o prazer em alegrar as pessoas em sua volta com a música, Nono Maso se tornou um símbolo da tradição italiana. Em 1985, esteve estampado nos cartazes de divulgação da V Festa Nacional do Vinho, a Fenavinho. 

A sua história é preservada até hoje, tanto na Epopeia Italiana, como na rua da Pipa Pórtico, que recebe o nome de Nono Maso. Agora, mais do que uma homenagem, a Casa Nono Maso vai proporcionar um ambiente que resgata a história dele e de seus costumes familiares. “Aproveitando esse nosso olhar do negócio, que visa honrar a tradição italiana, com pizzas com farinha italiana, com diversos tipos de massa, fecha exatamente com nossa ideia de proporcionar um ambiente familiar”, explica Arnaldo. 

A Casa Nono Maso contará com diversos objetos que fizeram parte da trajetória de vida de um dos expoentes da tradição italiana. A sua imagem e as flâmulas recebidas por meio de uma homenagem protagonizada por um jornal da Itália, pela sua dedicação em difundir os costumes italianos, são algumas das lembranças que vão abrilhantar o espaço, o qual tem por finalidade traduzir, seja na culinária e no ambiente, a preservação da tradição italiana no município.