Três guardas civis municipais de Bento Gonçalves se formaram nesta quarta-feira, 16, no II Curso de Capacitação de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). O curso ocorreu de 11 a 16 de novembro, em Alvorada, e teve uma carga horária de 110 horas/aula.
Dentre as disciplinas que integraram a grade curricular do curso, estão: técnicas de abordagem e algemação; atendimento pré-hospitalar tático; técnicas de progressão/conduta de patrulha; armamento, munição e tiro; equipamentos de menor potencional ofensivo (tecnologia menos-letal); gerenciamento de crime; noções de defesa civil (resgate); defesa pessoal; organização institucional; educação/saúde física.
As atividades propostas tinham como intuito que o profissional de segurança pública desenvolvesse características de suma importância para a atividade policial, como agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente e espírito de corpo.
Durante os seis dias de instrução, os alunos foram submetidos a testes físicos e psicológicos, com reduzidos períodos de sono, pouca alimentação e muitas atividades físicas, além de terem tido contato com diversos agentes químicos como gás lacrimogênio e espargidores.
"É mais uma importante etapa de qualificação dos nossos Guardas Civis Municipais, que saem dessa capacitação com diversas experiências que certamente serão o diferencial para o trabalho realizado no Município", destaca o secretário de segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho.
Além dos três guardas civis municipais de Bento Gonçalves se formarem, também concluíram o curso dois policiais penais do Rio Grande do Sul e guardas municipais das cidades de Alvorada, Campo Bom, Canoas, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Viamão e Joenvile/SC.
Mín. 13° Máx. 29°