Muitas pessoas, ao parar de fumar, acabam ganhando alguns “quilinhos” extra. Porém, apesar de muita gente achar que isso é uma consequência do abandono do cigarro, mas especialistas afirmam que isso só ocorre frequentemente porque as pessoas trocam o cigarro por outras coisas que dão prazer, como alimentos calóricos. Esse ganho de peso é perfeitamente evitável com uma boa orientação nutricional durante o tratamento do tabagismo, parar de fumar é um caminho para um corpo mais definido, já que o cigarro pode atrapalhar, e muito, o desempenho na academia por co ointa da baixa oxigenação do sangue que ocorre em pessoas com problemas respiratórios crônicos decorrentes do tabagismo.
Essas doenças respiratórias diminuem significativamente o desempenho em atividades aeróbicas, e mesmo as pessoas que fumam e ainda não desenvolveram esses problemas podem apresentar sintomas como tosse, expectoração e falta de ar, atrapalhando o alcance de um bom condicionamento físico. O ideal seria que todo os fumante passe por avaliação com pneumologista antes de iniciar uma atividade física regular, pois se for portador de alguma doença respiratória crônica pode apresentar queda de oxigenação (hipoxemia) durante o esforço físico, o que por sua vez pode causar desmaios e até problemas cardíacos, especialmente em quem já tem antecedentes.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Fumar afeta a circulação, o que favorece o aparecimento de processos de trombose, com entupimento dos vasos e que pode levar até mesmo à morte. A nicotina está ligada à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, enquanto o monóxido de carbono oferece um fator adicional de risco ao diminuir a concentração de oxigênio no sangue. Todo esse processo deixa os vasos mais susceptíveis ao entupimento.
Parar de fumar também ajuda quem ganhar músculos
Não é comprovado que há uma ação negativa direta do tabagismo no crescimento muscular, porém, de acordo com especialistas, se comparados às pessoas que não fumam, os tabagistas apresentam um desempenho pior nas atividades físicas, o que pode dificultar o ganho de massa muscular. Outra situação é quando a pessoa é portadora de doença respiratória crônica causada pelo tabaco. Nesse caso, a baixa oxigenação do sangue dificulta o ganho de massa muscular devido a baixa oferta de oxigênio para os músculos. Além disso, essas pessoas gastam mais energia com a respiração devido aos problemas respiratórios que possuem e, por isso, sobra menos energia para os músculos, levando à perda de massa magra.
Deixar o cigarro também é essencial para atletas em competições, já que o uso do tabaco reduz significativamente o rendimento dos atletas. Tabagistas que praticam atividade física frequentemente se sentem desmotivados, pois não conseguem melhorar seu rendimento apesar de esforços constantes. Portanto, para quem quer ter uma vida mais saudável praticando atividades físicas, parar de fumar é um item fundamental. Para quem quer ser atleta, é item obrigatório.
Atividade física pode ajudar a parar de fumar
Iniciar uma atividade física é etapa fundamenta no processo de parar de fumar. Entenda por que os especialistas fazem essa afirmação:
- A prática de atividade física está relacionada à procura por hábitos de vida saudáveis, o que envolve parar de fumar.
- Quando começa a praticar atividade física, o fumante percebe que o cigarro está atrapalhando o seu rendimento.
- A atividade física libera no sangue substancias chamadas endorfinas, que dão a sensação de prazer e bem estar, reduzindo os efeitos da abstinência da nicotina.
Mas para alguém que é sedentário é essencial conseguir motivação não só para parar de fumar, mas também para conseguir se manter em uma atividade física nova, essa motivação depende muitas vezes da participação de amigos e familiares, que estimulam e apoiam os fumantes a mudar seus hábitos de vida e a criar uma rotina mais saudável.
Confira outras formas de manter o foco nos exercícios:
- Encontrar uma atividade física que você realmente goste, já que uma dos principais fatores de motivação é ter prazer no que se está fazendo;
- Convidar alguém que goste de atividade física para treinar junto de você, já que desta forma você vai evitar faltar para não “furar” com essa pessoa;
- Definir objetivos reais e formas de acompanhar sua própria evolução, pois os resultados obtidos podem servir como motivação – um deles pode ser conseguir correr 5k em três meses, por exemplo, mas lembre-se de que é essencial conversar com especialistas para saber se isso é possível de acordo com o estado físico em que você se encontra;
- Definir dias e horários para treinar, para que você não tenha de decidir no próprio dia em que momento vai se exercitar, programe-se da mesma forma que se programa para trabalhar.
Se você está na luta para parar de fumar , lembrar-se dos motivos pelos quais você quer ou precisa largar o cigarro também pode ser uma fora de conseguir se manter focada nos novos hábitos de vida e alcancar um estilo de vida mais saudável, não só pela estética.
O Combate ao Fumo, é celebrado no dia 29 de outubro, mas todo dia é dia de celebrar pelas vitórias de quem consegui dizer não ao cigarro.
Mín. 14° Máx. 25°