O Esportivo anunciou a permanência de mais um jogador titular na campanha do título da Divisão de Acesso de 2022. Trata-se do lateral-esquerdo Magner Vinícius Dias da Silva, mais conhecido como Magal, de 31 anos, o qual foi peça determinante no acesso do alviazul à elite do futebol gaúcho.
Magal reforçou o Esportivo no decorrer na Divisão de Acesso de 2022. Logo que chegou ganhou espaço no time titular, sendo utilizado como volante e, sobretudo, lateral-esquerdo, sua posição de origem. O jogador, que atuou pela primeira vez no futebol gaúcho, participou de 12 dos 20 jogos do alviazul na Série A2. Na semifinal, Magal foi o responsável por anotar o gol de empate diante do Lajeadense, em Lajeado, na partida de volta, o que sacramentou o acesso do Esportivo à primeira divisão estadual.
O lateral-esquerdo foi revelado na base do Vila Nova-GO e defendeu clubes como Interporto-TO, América-GO, Patrocinense-MG, Paracatu-MG, Goiânia-GO, Jataiense-GO, Jaraguá-PR, Inhumas-GO, Paranoá-DF, Operário-MS, onde se sagrou campeão sul-matogrossense em 2022, e o Guanabara City-GO, onde esteve atuando durante o segundo semestre desta temporada.
Além dele, o Esportivo confirmou a permanência do goleiro Rafael Copetti, do lateral-direito Márcio Lima e do zagueiro Tairone. Conforme a reportagem do Portal NB Notícias, também já está acertado com o clube o volante André Oliveira.
A pré-temporada alviazul inicia no dia 21 de novembro, com a apresentação do elenco comandado pelo técnico Carlos Moraes no Estádio Montanha dos Vinhedos. O Esportivo estreia no Gauchão 2023 diante do São José, em casa, no dia 14 ou 15 de janeiro.