O Esportivo renovou o contrato com o zagueiro Tairone Santos da Silva, de 33 anos, para a disputa do Gauchão de 2023. O defensor, natural de Porto Alegre, participous de 14 das 20 partidas na campanha do título da Divisão de Acesso de 2022 pelo alviazul, sendo uma das principais peças do elenco comandado pelo técnico Carlos Moraes na atual temporada. O jogador, portanto, seguirá integrando o sistema defensivo do time de Bento Gonçalves para o próximo ano.
O zagueiro Tairone foi titular em grande parte dos confrontos pela Série A2 deste ano, destacando-se, sobretudo, na reta final da competição. Nos mata-matas, nos quais o Esportivo sofreu apenas dois gols em seis partidas decisivas, o defensor foi titular absoluto em todos os jogos, ao lado do zagueiro Cleiton que, por sua vez, não deve permanecer no clube.
Antes de vestir a camisa do Esportivo, Tairone defendeu clubes como São José-RS, Nacional-AM, Cerâmica, Canoas, Passo Fundo, Cianorte-PR, Ypiranga, São Luiz, Bagé, Avenida, Atlético Cearense-CE e Brasília-DF. Durante o segundo semestre deste ano, o zagueiro não atuou em nenhum clube.
Conforme o técnico Carlos Moraes, cerca de 10 a 12 jogadores do grupo campeão da Divisão de Acesso de 2022 vão permanecer no elenco alviazul para a disputa do Gauchão. A apresentação do plantel ocorre na próxima segunda-feira (21), no Estádio Montanha dos Vinhedos. Além dele, o goleiro Rafael Copetti e o lateral direito Márcio Lima também já estão acertados com o Esportivo, conforme o que foi averiguado pela reportagem do Portal NB Notícias.