Região A história chora
Em pleno feriado e com autorização da prefeitura casarão em Garibaldi começa a ser demolido
Poder público municipal já tinha autorizado a demolição do imóvel, mas não divulgou em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira, 14 de novembro.
15/11/2022 08h49 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Demolição do casarão começou por volta das 7h desta terça-feira, em pleno feriado - Foto: Divulgação

A histórica Casa Dal Bó, na cidade de Garibaldi, vai ser mesmo demolida. A situação já estava definida há vários dias e com a participação da prefeitura municipal. Ao contrário da nota oficial divulgada nesta segunda-feira, 14 de novembro, o poder público já sabia que a demolição aconteceria e, inclusive, já tinha dado a autorização para que a família realizasse a obra na esquina das ruas Júlio de Castilhos com Dante Grossi, no centro histórico da cidade.

Moradores da cidade estão em frente ao casarão tentando evitar que o pior aconteça. Por volta das 7h desta terça-feira, feriado de 15 de novembro, a equipe responsável pela demolição já estava no local. São vários pedreiros que rapidamente já estão fazendo o trabalho, a fim de não deixar vestígios da casa histórica até o final do dia. Uma equipe está fazendo a retirada das janelas, enquanto os demais já começam a destruir as paredes do prédio histórico.

Marcos Dal Bó, um dos proprietários do imóvel, está no local comandando pessoalmente a demolição, mostrando que realmente a família não tem interesse em manter o casarão de pé. Somente na manhã desta terça-feira, 15, os moradores tiveram acesso ao documento onde a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, autorizava a demolição. O documento mostra que o poder público da cidade emitiu uma nota oficial à imprensa apenas para acalmar os ânimos, pois o prefeito Sergio Chesini e todo o seu staff já sabiam que a casa seria demolida em pleno feriado nacional.

A comunidade segue na frente do prédio e acionou até um promotor de justiça para evitar que a demolição continue. Até um promotor público foi acionado, mas, ao que tudo indica, a demolição do imóvel não será interrompida.

Continua após a publicidade
Autorização para a demolição do imóvel foi dada pela Prefeitura de Garibaldi ainda no mês de agosto

 

Qual a importância da Casa Dal Bó

A Casa Dal Bó, situada na esquina das ruas Julio de Castilhos e Dante Grossi, até hoje é considerada um dos atrativos turísticos de Garibaldi, cidade que é sempre elogiada pela preservação de seu patrimônio histórico. Foi o segundo prédio em alvenaria a ser construído no município, sendo idealizado por Miguel Nejar. Por muito anos o prédio abrigou as irmãs de São José de Chambéry, vindas da França e que aqui começaram a lecionar em 1899. Funcionou também como farmácia e hospital. Após, foi comprado por Vicente Dal Bó – prefeito de Garibaldi 1935 a 1949 - e abrigou a prefeitura municipal. Também serviu como delegacia e ainda a cadeia pública do município até 1939.

Continua após a publicidade