15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Evento promove caminhada enogastronômica com visitação a locais históricos no interior de Bento Gonçalves

A 11ª edição do MagnaBento, promovida pelo Circolo Trentino de Bento Gonçalves, ocorreu no domingo, 06 de novembro, nas localidades da Eulália e Vale Aurora.

14/11/2022 às 23h35
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
A edição, que ocorre anualmente, foi organizada pela associada e diretoria do Circolo Trentino, Julia Pasquali. Crédito: Divulgação
A edição, que ocorre anualmente, foi organizada pela associada e diretoria do Circolo Trentino, Julia Pasquali. Crédito: Divulgação

Promovida pelo Circolo Trentino, as localidades da Eulália e Vale Aurora, no interior de Bento Gonçalves, receberam a 11ª edição do MagnaBento, no domingo, dia 06 de novembro. A atividade envolve uma caminhada enogastronômica com visitação a locais históricos, igrejas, capiteis, empreendimentos turísticos e muita história local.

A edição, que ocorre anualmente, foi organizada pela associada e diretoria do Circolo Trentino, Julia Pasquali. A abertura contou com a participação do convidado Conselheiro da Trentini nel Mondo, Sandro Giordani, que falou um pouco das origens da MagnaBento, além de membros da comunidade local que abordaram diferentes histórias sobre a região.

O trajeto iniciou na igreja da comunidade Santa Eulália, acompanhada de um pequeno lanche típico italiano, com pão, queijo, salame, geleias, café e suco. A segunda parada se deu na Igreja Nossa Senhora de Monte Bérico, capela a qual abriga a cabeça da santa esculpida em madeira que foi trazida pelos imigrantes italianos na época. Em seguida, o grupo foi recebido por Arthur Dequigiovanni, no espaço enogastronômico Casa Dequigiovanni, onde, além de apreciarem a história do local, foi oferecida uma degustação de seus vinhos. A quarta parada foi no Recanto Flores e Sabores, onde foram recepcionados pela Alexandra Garbin e seus pais, que enalteceram a história da família e da comunidade.

O passeio foi encerrado com o tradicional merendin na Igreja São Pedro Apóstolo e a visitação ao cemitério da mesma, construído em meados de 1897, que ganhou destaque nos anos 90 devido a gravação do filme “O Quatrilho”. Atualmente, os dois locais estão quase abandonados, sendo cuidados pela família Passaia, necessitando de restauro em alguns pontos.

A 11ª edição do MagnaBento é apenas mais um exemplo das ações fomentadas pelo Circolo Trentino de Bento Gonçalves, que busca sempre realizar atividades culturais e de pertencimento para a comunidade italiana e trentina da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários