Rica em proteína e vitamina, a carne de porco deve fazer parte da sua dieta diária, pois é fonte de proteína animal e também conta com um valor biológico alto, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o seu organismo não produz. Também tem em sua composição alta quantidade de tiamina, vitamina B6, zinco, selênio, entre outros componentes. Você quer manter a boa forma ou começar uma dieta? A carne de porco tem menos calorias que a carne bovina e também prolonga a saciedade, pois a digestão é mais lenta. Ou seja, após saborear a carne de porco, você vai demorar mais tempo para sentir fome. Mas, é necessário saber escolher o tipo de corte, porque a carne apresenta quantidades variáveis de gordura, em que a média é de 10 a 16%, mas pode ser maior dependendo da parte como, por exemplo, o bacon, que deve ser evitado por quem quer manter a boa forma. A carne também é rica em gorduras saturadas e insaturadas.
Um dos principais componentes da carne de porco é a tiamina, que é uma das vitaminas do complexo B e atua favorecendo o metabolismo. Também conta com zinco, elemento responsável por manter o cérebro e o sistema imune saudáveis e longe de doenças. A carne de porco também pode prevenir anemias e danos aos neurônios devido à presença de vitamina B12, que também é importante para a formação do sangue e funcionamento do cérebro. Outra vitamina importante é a B6, que auxilia na formação de células vermelhas para o sangue. A carne também é rica em fósforo, que atua para o bom funcionamento do organismo. Entre os aminoácidos essenciais que podem ser encontrados na carne de porco destacam-se a leucina, responsável por fornecer energia e favorecer o ganho de massa muscular; a lisina, que atua na formação de colágeno e a valina, que tem a função de proteger os músculos.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
A costelinha de porco possui uma receita simples e em poucos passos você prepara.
INGREDIENTES
1 kg de costeletas de porco
½ xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de salsa, picada
1 colher (chá) de orégano
1 cebola grande, cortada em rodelas finas
Sal e pimenta calabresa a gosto
1 folha de louro
Modo de Preparo
Em uma vasilha, misture bem as costeletas com o vinho, o orégano, a cebola, o sal, a pimenta calabresa e a folha de louro.
Em seguida, leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.
Coloque as costeletas em uma assadeira e por cima despeje o molho.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido (180º), até que a carne esteja macia, cerca de 40 minutos.
Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar ligeiramente.
Na hora de servir, espalhe a salsa picada por cima.
Essa receita de costelinha de porco assada com cebola rende 2 porções, em 2 horas ele fica pronto
Mín. 14° Máx. 25°