Educação Novidade
A partir de 2023, Prefeitura de Bento irá oferecer qualificação profissional para população desempregada
O projeto "Qualifica Bento" será realizado através de editais, em conjunto com o CIC-BG, e serão oferecidos gratuitamente cursos em diversas áreas profissionais.
14/11/2022 11h41 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Mesmo sem um valor definido de quanto irá custar aos cofres públicos, o projeto foi aprovado com unanimidade pela Câmara. Crédito: Reprodução

A partir de 2023, Bento Gonçalves contará com uma grande oportunidade para a população que ainda não conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto "Qualifica Bento" que tem como objetivo oferecer uma qualificação profissional gratuita para a comunidade desempregada da cidade. Contudo, não foi informado quanto será gasto pelos cofres públicos para colocar a ideia em prática. 

O projeto colocado para votação dos parlamentares será realizado em conjunto com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), criador da ação. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, a ideia do "Qualifica Bento" é aprimorar a mão de obra da cidade. "O projeto irá funcionar nas mais variadas áreas e setores, realizados sempre através de levantamentos de quais áreas precisamos desenvolver mais. A ideia é que com a existência da demanda sejam lançados editais, com pré-requisitos a serem atendidos, e os classificados poderão usufruir gratuitamente dos cursos," explica a secretária. 

Os cursos a serem oferecidos poderão ser nas áreas de comércio, atendimento ao público, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, telemarketing, modelagem e confecção, logística, segurança, entre outros.

Com o projeto aprovado, os processos devem iniciar a partir de 2023 e os interessados poderão participar através dos editais. Os pré-requisitos para as vagas oferecidas pela Prefeitura serão: Ser residente e domiciliado no Município de Bento Gonçalves; ter idade mínima de 16 anos completos a data da inscrição, salvo a hipótese de 14 anos somente na condição de menor aprendiz ou critérios exigidos pela instituição executora; e estar desempregado. Sendo que 10% das vagas serão oferecidas para pessoas com deficiência não impeditivas ao exercício de atividade laboral. 

Continua após a publicidade

Entretanto, não foi informado pela Prefeitura - nem no documento enviado à Câmara - qual será o valor gasto para o funcionamento do projeto.