De forma heroica, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) se classificou pelo segundo ano consecutivo à final da Série Ouro de Futsal de 2022. A equipe comandada pelo técnico Vaner Flores ficou no empate em 1 a 1 com o UFSM, pelo jogo de volta da semifinal, realizado na noite desta sexta-feira (11), em Santa Maria. Com empates em ambas as partidas decisivas, a vaga foi definida na prorrogação, na qual o time da Serra Gaúcha, com jogadores atuando no sacrifício, por conta do desgaste físico e de lesões, levou a melhor por 4 a 0, comemorando a classificação à decisão pelo título estadual.
Agora, O BGF aguarda a definição do seu adversário, que sai do vencedor da semifinal entre União Independente, de São Sepé, e Associação Brasil de Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul. Os confrontos de ida e volta da final ainda não têm datas definidas pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).
O jogo:
No primeiro jogo, as equipes empataram em 2 a 2, em Bento Gonçalves. O resultado deixou em aberto o confronto de volta. O vencedor da segunda partida da semifinal garantiria a vaga à final da Série Ouro.
O BGF explorou os contra-ataques para chegar com perigo ao gol adversário, conseguindo as melhores oportunidades da etapa inicial. Nos primeiros minutos, em erro de saída de bola do UFSM, Nikolas avançou e finalizou em cima do goleiro, que saiu com efetividade do gol para salvar. Pouco depois, em jogada ensaiada na cobrança de lateral, Pedrinho acertou a trave.
O UFSM teve maior posse de bola, porém pouco fez o goleiro Dani trabalhar no primeiro tempo. Na velocidade, o BGF chegou novamente com perigo através de Nikolas, o qual chegou mais uma vez na cara do gol, mas arrematou para fora. Em mais um ataque efetivo dos visitantes, Alex, na saída do goleiro, finalizou e também parou na trave. Nos minutos finais, o time de Santa Maria, em jogada ensaiada, teve o seu gol impedido pela boa defesa de Dani.
Na etapa derradeira, as redes finalmente balançaram. Aos 4 minutos de partida, Pedrinho, após cobrança de escanteio, finalizou rasteiro no canto do goleiro, sem chances de defesa, 1 a 0. No entanto, a vantagem durou pouco. Aos 6 minutos, Tito encontrou espaço e bateu no canto do goleiro Dani para empatar o confronto, 1 a 1. Posteriormente, em uma falta realizada por Alex, que já tinha levado um cartão amarelo, a arbitragem acabou amarelando em seu lugar o ala Nikolas, gerando revolta por parte da equipe da casa.
O BGF esteve próximo de marcar o segundo gol através de Nikolas, porém o pivô parou nas boas defesas do goleiro Edinho, que realizou importantes intervenções para impedir o gol dos visitantes. O goleiro Dani também foi obrigado a realizar boas defesas, destacando-se na partida quando o time de Bento Gonçalves encontrava dificuldades no jogo por conta do desgaste físico. Mesmo com as oportunidades para ambos os lados, o placar se manteve 1 a 1 no tempo normal.
A prorrogação:
Com desgaste físico e com jogadores atuando no sacrifício, como o ala Kevin, que ainda está se recuperando de lesão, e Alex, sentindo câimbras, o BGF entrou em quadra no limite e na determinação para tentar buscar a classificação. O empate favorecia o UFSM, por ter melhor campanha na competição estadual. Portanto, o BGF teve que se jogar ao ataque em busca do gol.
Nos minutos finais da etapa inicial, em jogada ensaiada, o capitão Bruno Reis balançou as redes e colocou o BGF em vantagem. Na etapa derradeira, o UFSM passou a atuar com o goleiro linha visando o gol de empate. No entanto, em erro de passe dos donos da casa, o BGF aproveitou e ampliou com Pedrinho.
Posteriormente, dois atletas do UFSM foram expulsos de quadra. O BGF aproveitou a vantagem numérica e aumentou o placar com Kevin. Alex completou o placar, decretando a vitória por 4 a 0 e a classificação à final da Série Ouro de 2022.
Mín. 13° Máx. 29°