Relatos apontam que a “invenção” do pão ocorreu cerca de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, região hoje conhecida como Iraque. Foi na mesma época em que o trigo começou a ser cultivado por lá. Os primeiros pães em nada se pareciam com os de hoje. Eles eram sem forma, achatados, duros e secos, necessitando de imersão em água quente por várias vezes antes de seu consumo.
Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, aproximadamente em 3.000 antes de Cristo. Nesta mesma região podemos encontrar os monumentos da Esfinge e da Grande Pirâmide. Estudos apontam que, naquela época, era bastante comum utilizar o pão como salário, por exemplo, um dia de trabalho por 3 pães. O primeiro registro de pão assado no forno de barro, também foi no Egito, cerca de 7.000 anos antes de Cristo.
E foi lá, neste mesmo país, que o fermento começou a ser utilizado na produção dos pães, que vieram a ficar mais parecidos com os que conhecemos hoje. Sabe-se que foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil na época da colonização, mas o pãozinho só começou a ser popular por aqui a partir do século XIX, com a ajuda de muitos italianos. As primeiras padarias no nosso país foram abertas em Minas Gerais, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início, o pão era bem escuro e diferente do que conhecemos hoje, mesmo já com a presença do fermento.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
INGREDIENTES
½ kg de abóbora-moranga descascada e picada
4 colheres (sopa) de margarinha light
3 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
1 pitada de sal
2 tabletes de fermento biológico
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fubá amarelo
2 colheres (sopa) de sementes de abóbora
Para decorar : alecrim
MODO DE PREPARO
Coloque em uma panela a abóbora e 1 xícara (chá) de água. Cozinhe por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e transfira para a tigela da batedeira.
Junte 3 colheres (sopa) de margarina, o adoçante e o sal. Bata por 10 minutos ou até obter uma consistência cremosa. Reserve.
Misture em uma tigela 4 colheres (sopa) de água morna com o fermento. Despeje sobre o creme de abóbora e mexa até ficar homogêneo. Adicione, aos poucos e mexendo com uma colher, a farinha de trigo. A massa ficará um pouco mole. Despeje em uma assadeira para pão de forma (capacidade para 1.800 ml) untada com a margarina restante e polvilhada com o fubá.
Cubra a assadeira e deixe a massa descansar por 1 hora. Arrume as sementes de abóbora sobre a massa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 1 hora e 20 minutos ou até o pão dourar e ficar firme. Retire do forno e desenforme ainda morno. Sirva o pão decorado com alecrim.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Mín. 14° Máx. 25°